Palestrantes

XXV Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica

Prof. Dr. Gherhardt Ribatski

Professor Associado e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). Graduou em Engenharia Mecânica ênfase Máquinas e Ferramentas (1991-1995), mestrado (1996-1998) e doutorado (1998-2002) em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo. Ocupou posições de pesquisador na ÉcolePolytechniqueFédérale de Lausanne (EPFL) e pós-doutorando na Universityof Illinois Urbana Champaign e na Universidade da Coruña. É atualmente membro da Comissão Coordenadora de área de Engenharias I da FAPESP. Prof. Ribatski foi Diretor Secretário da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) durante o biênio 2016-2017 e atualmente ocupa a posição de Diretor presidente desta Associação. Prof. Ribatski apresentou 8 palestras convidadas (keynote-lectures) em congressos no Brasil e Exterior e atuou como membro do comitê científico de diversas conferências internacionais. Publicou mais de 70 artigos em revistas, 6 capítulos de livros e mais de 100 trabalhos em congressos. Entre os temas de pesquisa de seu interesse destacam-se nanofluidos, ebulição em piscina, evaporação e condensação em película descendente, escoamentos bifásicos, vibração induzida pelo escoamento, ebulição e condensação convectiva no interior de dutos, intensificação da transferência de calor, trocadores de calor, mudança de fase em microcanais e energia solar.

Prof. Msc. Marco Aurélio Candia Braga

Presidente da Federação Nacional da Engenharia Mecânica e Industrial ? FENEMI (2018/2019), Presidente da Associação Brasileira de Eng. Mecânicos – ABEMEC (2014/2016 e reconduzido ao posto para o período 2016/2018), Coordenador do Núcleo SICREDI MS, Conselheiro do Sindicato Rural de Campo Grande na APA CEROULA . Mestre em Eficiência Energética e Sustentabilidade pela UFMS. MBA ? IPOG em Gestão de Projetos de Engenharia, MBA- FGV em Gestão Empresarial. graduado em ENGENHARIA MECANICA PLENA pela Universidade Santa Úrsula – RJ (1986). Possui grande experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Montagem, Manutenção e Treinamento Industrial e vem atuando nas áreas de Biogás, suinocultura, confinamento bovino e de aterros sanitários, eficiência energética, resíduos agroindustriais, agropecuários e da construção civil. Foi Membro Especialista em Acessibilidade e Equipamentos do CONFEA de 2016 a 2017, Conselheiro da Área de Engenharia Mecânica no CREA-MS, representante da Câmara Industrial no CONFEA. Foi Primeiro secretário do IEMS (Instituto de Engenharia de Mato Grosso do Sul), professor do CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE, professor do IFMS, coordenador do Curso Técnico em Máquinas e Motores e Cerâmica Vermelha do SENAI-MS, Diretor Industrial da COPAZA – Indústria de Óleos Vegetais (atualmente é ADM) e Gerente de Manutenção na SANESUL.

Profa. Dra. Mariadel Pilar Hidalgo Falla

Graduada em Químico na Universidad Nacional Mayor-Lima Perú (1987), e em Tecnologia de Laboratório Químico no Instituto Superior Tecnológico SimónBolivar- Lima Perú (1986). Realizou o Mestrado em Química Analítica no Instituto de Química da USP (1999), neste desenvolveu Sistemas para Detecção de Reagentes de Flotação-Xantato por Analises em Fluxo. No ano de 2005 obtive o Doutorado no Departamento de Engenharia Metalúrgica e Materiais da Escola Politécnica da USP, o trabalho aponto no Desenvolvimento de Sensores na base de Nano semicondutores para detecção de Gases Poluentes. Nos anos de 2006 e 2007 realizou pós-doutoramentos na área de nanosensores e nariz eletrônico, com aplicação na Detecção de Gasolina Adulterada, no Laboratório de Microeletrônica e Instituto de Química da Universidade de São Paulo, sendo bolsista de CNPq e FAPESP. No ano 2013 obtive Mestrado como ênfases em Engenharia de Petróleo e Gás na Universidade Católica de Petrópolis-RJ, o trabalho desenvolvido neste período foi sobre o Desenvolvimento e Caracterização de Fluidos de Perfuração de Petróleo. Além disto, tem trabalhado na indústria petroquímica durante 9 anos na área de lubrificantes e pesquisa e controle de qualidade em Refinarias de Petróleo, também tem realizado importantes consultorias em empresas na área industrial em Brasil e Perú.

Prof Dra. Suzana Moreira Avila

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1993), mestrado em Estruturas e Construcao Civil pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília, na Faculdade de Engenharia UnB-Gama, atuando junto aos cursos de Engenharia Automotiva e Engenharia de Energia. Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em Mecânica das Estruturas, Dinâmica Estrutural e Controle de Sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica (linear e não-linear) e controle. É membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Universidade de Brasília. 

Prof. Dr. Sérgio Henrique da Silva Carneiro

Possui graduação em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1987), mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1993), na área de Estruturas, e doutorado em EngineeringMechanics – Virginia PolytechnicInstituteandStateUniversity (2000). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Engenharia Aeroespacial na Universidade de Brasília – UnB. Foi Gerente do Projeto KC-390 na COPAC – Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, do Comando da Aeronáutica. Tem experiência na área de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial, com participação em projetos de veículos lançadores e de aeronaves, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estrutural, modelagem por elementos finitos, dinâmica estrutural, vibrações mecânicas, análise modal experimental, mecânica da fratura, fadiga, damagedetection, propagação de trincas e espectro de cargas de fadiga.

Prof. Dr. Marco Antonio Rodriguez Martinez

Possui graduação em Bachilleren Física – Universidad Nacional Mayor de San Marcos (2009) e Mestrado em Física pela Universidade de Brasília (2014). Atualmente é estudante de Doutorado e pesquisador da Universidade de Brasília e tesista – Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos e Produção e caracterização de ligas intermetálicas nanestruturadas absorvedoras de hidrogênio.

Prof. Msc. João Pedro Taborda Lottermann

Graduado em Engenharia Mecânica e de Automóveis pela Universidade de Brasília (UnB) com honra ao mérito de melhor aluno, é mestre em Ciências Mecânicas também pela UnB. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Máquinas, Motores, Estruturas e Equipamentos, atuando principalmente nos seguintes temas: suspensão, desenvolvimento do veículo, análise estrutural de chassis, estudos de viabilidade técnica, diagnósticos, perícias e treinamentos. Participou como membro do grupo de desenvolvimento de estrutura da equipe UnBaja da Universidade de Brasília projeto acadêmico SAE Baja e como membro da equipe FEUPMOTORSPORT. Atuante no mercado nacional e internacional com a participação em desenvolvimento de produtos voltados para a área de defesa, se envolvendo diretamente com a transferência de tecnologia de países como Singapura. Atualmente possui a função de Supervisor de Projetos nas áreas afins da Engenharia Mecânica além de ministrar aulas para os cursos de Engenharia.

Prof. Dr. João Manoel Dias Pimenta

Engenheiro Mecânico (1987) com Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1992) e Doutorado em Ciencias Aplicadas pela Université de Liege – Laboratoire de Thermodynamique (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Coordenador do LaAR, Laboratório de Ar Condicionado e Refrigeração onde orienta pesquisas no campo de sistemas térmicos, com enfase para a modelagem, simulação e experimentação na área de refrigeração e ar condicionado.

Prof Dr. Carlos Alberto Gurgel Veras

Professor adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da UnB. Formado em Engenharia Mecânica (UGF/RJ/1985), trabalhou por seis anos na indústria, principalmente como gerente de manutenção industrial e de projetos. Concluiu mestrado em propulsão aeroespacial em 1991 (IME/RJ) e doutorado sanduíche em 1997, na Universidade de São Paulo (Escola Politécnica), com estágio de seis meses na Brigham Young University (Provo/EUA) e trinta meses no TechnicalResearch Centre ofFinland (VTT/Energy). Em 1998 concluiu um programa de pós-doutoramento no Laboratório de Combustão e Propulsão do INPE, como bolsista da FAPESP. Em 2006 concluiu um segundo pós-doutoramento no Collegeof Forest Resources da Universidade de Washington em Seattle (EUA), como bolsista da CAPES onde realizou estudos de modelagem numérica de incêndios florestais. As linhas principais de pesquisa são: modelagem numérica de escoamentos reativos; propulsão aeroespacial, com ênfase em motores a propelentes híbridos, estato-reatores a combustível sólido; câmaras de combustão de turbinas a gás com tecnologia LowNOx; motores de combustão interna, sistemas de gaseificação de biomassa e carvão, entre outras. Como administrador, foi Coordenador de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da UnB, Por três anos atuou como membro efetivo do Comitê Aeroespacial da UnB, responsável pela criação do Curso de Engenharia Aeroespacial na instituição.