O Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica é um instrumento de captação de ideias, necessidades e divulgação de pesquisas nas áreasaplicadas Biomecânica. Este evento destina-se à integração entre sistemas de pós-graduação e de graduação que realizam a interface com a Engenharia Biomecânica, como a Medicina, Nutrição, Terapia Ocupacional, Odontologia, Física Médica, Veterinária, Fisioterapia, etc.
O Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica (ENEBI) é uma iniciativa do Comitê de Bioengenharia da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), cuja edição de 2020 (ENEBI 2020) será organizada pelo Laboratório de Bioengenharia e Biomecânica da Universidade Federal de Goiás, com a finalidade de promover a integração e a troca de experiências entre os grupos que atuam nesta área no Brasil. Nessa edição, o ENEBI também conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da UFG, da Pró-reitoria de Pós-graduação da UFG e da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG.
Organizado com workshops e mini-cursos, sessões temáticas e técnicas atuais, palestras e apresentação de posters, contará também com uma sessão de inovação, na qual os pesquisadores trarão e apresentarão seus protótipos (vide programação abaixo).Esta integração é essencial para que haja a promoção da ciência e do processo de inovação tecnológica em saúde.
Nesta edição do ENEBI as seguintes temáticas serão consideradas: aquisição e tratamento de imagens médica para biomecânica, biomateriais, biotribologia, biomecânica em engenharia óssea, biomecânica em engenharia tecidual, implantes/órteses/próteses, mecanobiologia, biomecânica celular e molecular, biomecânica esportiva, biomecânica do sistema musculoesquelético, modelagem de sistemas biomecânicos, controle motor, ergonomia, biomecânica ocupacional, reabilitação, biomecânica orofacial, biofluidos e biotransferência de calor,biorobótica e inteligência artificial.