Palestrantes

Escola de Primavera de Transição e Turbulência

Prof. Hans Kuipers

Hans Kuipers é professor titular na Universidade de Tecnologia de Eindhoven, Holanda, e também é membro da Academia Real de Ciências e Artes da Holanda; também foi professor titular e diretor científico do Instituto de Processos Mecânicos e Controle da Universidade de Twente. O Professor Kuipers lidera o grupo de pesquisa em Modelagem Multiescala de Escoamentos Multifásicos. Utiliza de simulações e experimentos para desenvolver modelos acurados de novos processos químicos. Atualmente seu grupo de pesquisa trabalha com foco em dois temas: Reatores multifásicos, no qual a pesquisa se concentra na fluidodinâmica e na interação entre escoamento e reações químicas utilizando vários tipos de modelos de CFD (principalmente baseados em códigos próprios); e o outro tópico refere-se ao monitoramento não invasivo de fluxos multifásicos, no qual lida com o desenvolvimento de técnicas experimentais avançadas para medir quantidades como frações de volume local e velocidades da fase dispersa e contínua.

 

Prof. Aristeu da Silveira Neto

Aristeu da Silveira Neto é professor titular e foi coordenador do Laboratório de Mecânica dos Fluidos (MFLab) da Universidade Federal de Uberlândia. Tem uma vasta experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Fluidos, atuando principalmente nos seguintes temas: Simulação Numérica e Escoamentos Turbulentos, Interação Fluido-Estrutura, Escoamentos Bifásicos, Modelagem da Turbulência. O Professor Aristeu ao longo da sua carreira já coordenou diversos projetos de pesquisa e ainda continua à frente de nove projetos em sua área de atuação. Além dos diversos trabalhos publicados com relevância científica ao longo dos anos, neste ano, o professor está publicando mais um livro intitulado “Escoamentos Turbulentos – Análise Física e Modelagem Teórica” (Editora Composer).

 

Prof. Udo Fritsching

Udo Fritsching desenvolve pesquisas acadêmicas no Departamento de Engenharia de Processos do Instituto Leibniz de Engenharia de Materiais (IWT), no Centro de Materiais e Processos e é professor na Universidade de Bremen, Alemanha. O Professor Fritsching atua principalmente nas áreas de Escoamento Multifásico, Engenharia de Processos, Atomização e Sprays e Transferência de Calor e Massa. Ao longo da sua carreira ele publicou mais de 200 artigos de periódicos com elevada relevância científica. Na área de sprays, em especial, o Professor Fritsching possui três livros publicados e é considerado uma grande referência nesse assunto.

 

Prof. Dirceu Noriler

Dirceu Noriler é professor do Departamento de Engenharia de Processos (DEPro) da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da UNICAMP e foi professor do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Blumenau. O professor Noriler tem experiência na área de desenvolvimento de processos atuando nos temas: modelagem matemática, simulação numérica de processos, fluidodinâmica computacional, refino de petróleo, nanopartículas e nanomateriais. No grupo de pesquisa em que atua, vem desenvolvendo trabalhos de desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos nas áreas de refino de petróleo e produção de nanopartículas e nanomateriais.

 

Prof. Olivier Desjardins

O Dr. Desjardins é professor e pesquisador na Escola Sibley de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade de Cornell, EUA. Sua área de atuação na pesquisa concentra-se na modelagem numérica de grandes escalas de escoamentos multifásicos turbulentos e reativos com foco na atomização de escoamentos gás-líquido e de escoamentos carregados de partículas fortemente acoplados. Em seu grupo de pesquisa são desenvolvidos métodos e modelos numéricos para investigar os problemas de mecânica dos fluidos multi-escala e multi- físicos que surgem em uma variedade de dispositivos de engenharia, como combustores ou reatores de biomassa. Eles já auxiliaram a General Electric a adotar a computação de alto desempenho para modelar seus injetores de combustível e também trabalharam com a Shell na modelagem do comportamento de partículas de areia em oleodutos.

 

Prof. Marcus Herrmann

Marcus Herrmann é professor de Engenharia Aeroespacial e Mecânica na Escola de Engenharia de Matéria, Transporte e Energia da Universidade do Estado do Arizona desde 2007. Suas principais áreas de pesquisa incluem mecânica de fluidos, modelagem e simulação numérica de escoamentos multifásicos, desenvolvimento e validação de modelos para processos de atomização em escoamentos multifásicos turbulentos e métodos numéricos para interfaces descontínuas. Atualmente o Professor Hermann é editor chefe do periódico Atomization and Sprays, no continente americano.

 

Prof. Igor Braga de Paula

Igor Braga de Paula é professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pesquisador do Laboratório de Engenharia de Fluidos desta instituição. O Professor Igor desenvolve projetos de pesquisa com enfoque em mecânica dos fluidos, abordando principalmente os seguintes temas: escoamentos em camada limite laminar e turbulenta, instabilidade hidrodinâmica, instrumentação de túnel de vento, processamento de sinais e escoamentos pulsantes.

 

Prof. Márcio Teixeira de Mendonça (INPE)

O Professor Márcio Teixeira de Mendonça foi pesquisador titular do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Atuou como professor no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) de Agosto de 2009 a Agosto de 2011 junto à Divisão de Engenharia Mecânica. Foi pesquisador da divisão de Propulsão Aeronáutica do Instituto de Aeronáutica e Espaço do Departamento de Tecnologia Aeroespacial (antigo Centro Técnico Aeroespacial – CTA) até 2018, estando atualmente aposentado pelo DCTA/IAE. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Mecânica dos Fluidos, atuando principalmente nos seguintes temas: instabilidade hidrodinâmica linear e não-linear, transição para escoamento turbulento, camada limite, jato e camada cisalhante de mistura, turbulência, simulação numérica direta, métodos numéricos de alta resolução e escoamento e transferência de calor em turbinas a gás e resfriamento de componentes de turbinas. O professor Márcio atualmente é pesquisador junto ao INPE e trabalha desenvolvendo métodos numéricos para estudo de câmaras de combustão de foguetes a propelente líquido.

 

Renato Cosin (Embraer Commercial Aviation)

Renato Cosin é engenheiro aeronáutico e atua na Embraer como engenheiro de desenvolvimento de produto. Possui experiência em aerodinâmica aplicada e teórica, simulações numéricas, experimentos em grandes escalas, projeto e otimização. Ele já trabalhou apoiando programas de desenvolvimento de aviões e P&D.

 

Prof. Marco Aurélio Cremasco

Marco Aurélio Cremasco é professor Titular em Engenharia Química e Livre Docente em Transferência de Massa na Faculdade de Engenharia Química da Unicamp. O Professor Cremasco foi agraciado com o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação e o Prêmio Inventores, ambos pela Unicamp. Possui publicados os livros: Fundamentos de Transferência de Massa; Vale a pena estudar engenharia química; Operações unitárias em sistemas particulados e fluidomecânicos; Difusão mássica (Editora Blucher); As coisas de João Flores (Editora Patuá); Bilros (Editora Patuá); Onde se amarra a terra vermelha (Nave Editora, indicado ao Prêmio Jabuti); Histórias prováveis (Editora Record); Santo Reis da Luz Divina (Editora Record, indicado ao Prêmio Jabuti) e Guayrá (Editora Confraria do Vento), bem como pouco mais de cento e cinquenta artigos completos publicados em revistas especializadas e anais de congressos; três patentes concedidas e solicitação de outras três. Tem experiência em campos de Engenharia Química, com ênfase em Transferência de Massa e Sistemas Particulados.