Envio de Apresentação

11º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação

Leia até o final

No COBEF deste ano todas as apresentações devem ser preparadas com antecedência, por intermédio de um software apropriado e, deste modo, enviadas previamente para a adequada organização do cronograma de exposição dos trabalhos e palestras no congresso de 2021.

O software recomendado é a plataforma ZOOM, haja vista que o autor pode gravar a apresentação, gerar o arquivo com o vídeo produzido e, por fim, fazer o upload do arquivo no YouTube para a oportuna disponibilização.

Em relação à APRESENTAÇÃO, deve-se utilizar o arquivo padrão disponível no link abaixo para a geração do conteúdo, levando em consideração o tempo máximo de 15min para a exposição do trabalho.
Link: Padrão pptx

Em relação à GRAVAÇÃO DA APRESENTAÇÃO, a seguir um vídeo com a instrução básica para a produção do arquivo no limite de tempo de 15min.
Link: Instrução para Gravação da Apresentação

Em relação ao FUNDO DE TELA, no link abaixo você encontra o arquivo para usar no ZOOM.
Link: Fundo de Tela

IMPORTANTE. Atribua ao arquivo de vídeo gerado o nome com o código do seu trabalho, exemplo, COBEF2021-0015, ou seja, os quatro números finais identificam o específico artigo que foi aceito. Atenção nesse quesito!

Cada trabalho tem uma janela de tempo de 20min programada para a apresentação e discussão, isto é, será passada a gravação e, na sequência, como tempo complementar, será mediado o debate entre o autor e os participantes até o esgotamento da janela de tempo total de 20min. Atenção, o autor deve estar conectado no dia e horário da sua apresentação!

No dia do congresso cada sessão será gravada e, posteriormente, disponibilizada de maneira apropriada para todos os participantes. Assim sendo, uma vez aceita a forma de apresentação do trabalho, subentende-se, expressamente, que o autor concorda com a gravação de sua apresentação no dia do evento e, por consequência, a divulgação.

Com o vídeo da sua apresentação pronto, você deve fazer o upload no YouTube na modalidade Não Listado, cujo procedimento é:

  1. Faça login no YouTube

  2. Clique sobre sua “foto/perfil” após logado, canto superior direito, e entre no YouTube Studio

  3. No canto superior direito aparece o ícone de “Enviar vídeos”, clique nele para fazer o upload do vídeo que deseja depositar

  4. Selecione o arquivo clicando no botão “SELECIONAR ARQUIVOS”

  5. No campo Título, assegure que o nome do arquivo está de acordo com o código de seu trabalho, COBEF2021-XXXX

  6. Clique em; “Não, não é conteúdo para crianças”

  7. Copie o “Link do vídeo”, logo abaixo da janela que aparece o vídeo processado

  8. Clique em “PRÓXIMO” até chegar na tela referente à “Visibilidade”

  9. Selecione a opção “Não listado”

  10. Salvar

Com o link copiado, teste para verificar se o vídeo está rodando corretamente. Sendo que durante o teste é possível perceber no canto inferior esquerdo do vídeo, logo abaixo do título, a opção selecionada de “Não listado”.

Após o upload do vídeo no YouTube, o autor deverá acessar o sistema ABCM e, no menu esquerdo, clicar em “My Submissions”. Acessar o “Final Paper” e clicar em “View final paper / edit YouTube link”. Na figura abaixo você pode verificar o botão, o mesmo está destacado pelo retângulo vermelho.

Vai abrir uma nova tela, conforme imagem a seguir e, é nessa tela, que o autor poderá inserir o Link do YouTube referente à apresentação do trabalho. Circunscrito pelo retângulo vermelho pode-se observar o campo “Visual presentation link”, onde deve-se colar o Link do YouTube referente à apresentação do trabalho.

Por fim, clique em “Update Final Paper” para salvar a inserção do Link.

Os autores têm até o dia 23 de Abril para submeter o trabalho final e até o dia 9 de Maio para incluir o Link do YouTube.

Dica Importante:

Como gravar aulas no ZOOM?

Utilize o Power Point do seu trabalho no modo apresentação e apenas uma tela de computador para facilitar o uso da plataforma. Além disso, faça um teste rápido antes de finalizar a gravação para assegurar que o som e a imagem estejam funcionando corretamente. No vídeo abaixo você tem a instrução do procedimento para gravação da apresentação pelo Zoom.