07 – 09 Maio de 2025

SALVADOR | BA

13º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação

Instruções para submissão

O objetivo destas instruções é fornecer as diretrizes para a submissão do resumo (abstract), trabalho completo (draft paper) e artigo final (final paper) para publicação nos anais do congresso.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Para a submissão, o autor e os coautores, devem estar cadastrados no sistema de gestão (sistema.abcm.org.br/users/login). A submissão requer o preenchimento do formulário que se encontra na opção “Submissões” da área AUTOR.

Também deverá ser selecionado, no sistema de gestão, a área que melhor se adequa ao seu trabalho de pesquisa, as áreas são listadas na aba “Sobre: Áreas Temáticas”.

Os resumos e trabalhos completos devem ser submetidos através do sistema de gerenciamento de conferências ABCM. Não serão aceitos trabalhos enviados por outros canais.

A língua oficial do congresso é o português. Contudo, serão aceitos manuscritos em inglês. Caso o trabalho esteja em português, o autor deverá incluir o título, os nomes dos autores e afiliações, o resumo e as palavras-chave, traduzidos para o inglês, após a lista de referências, no fim do artigo, conforme o template.

Template Word – COBEF2025

RESUMO (ABSTRACT)

O resumo (identificado no sistema ABCM como abstract) será revisado para verificar a aderência da contribuição ao congresso, e a adequação da área que foi selecionada pelos autores. O resumo deve descrever os objetivos, contexto e relevância da pesquisa, a metodologia adotada, os resultadosobtidos/esperados e as conclusões preliminares do estudo. Não deve conter fórmulas nem referências. Todos os coautores devem estar listados, incluindo suas instituições e endereços de e-mail (de preferência institucional). Não há template específico para o resumo, mas deve possuir de 300 a 400 palavras.

TRABALHO COMPLETO (Draft Paper)

Após o recebimento da aprovação do resumo, os autores devem submeter o trabalho completo (identificado no sistema ABCM como draft paper).


  •  Todos os artigos deverão ser preparados levando-se em conta o número mínimo de 6 e máximo de 10 páginas, que devem incluir título, afiliação, resumo, palavras-chave, introdução, materiais e métodos, resultados e discussão, conclusões e referências.

  • No caso de artigos de revisão de literatura, o número de páginas poderá ser entre 10 e 12 páginas.


O manuscrito do documento deve ser preparado no modelo do congresso (template) disponibilizado no formato MS Word.

O trabalho completo será revisado por avaliadores selecionados dentro da área associada à contribuição. O processo de revisão será coordenado pelo Comitê Científico do COBEF 2025, resultando em uma das três decisões possíveis: “aceito”, “aceito com correções” ou “rejeitado”.

ARTIGO FINAL (FINAL PAPER)

Caso o artigo seja “aceito” ou “aceito com correções” os autores devem responder às solicitações e recomendações dos revisores, implementando-as conforme solicitado, ou contestando-as com justificativas plausíveis.

Os autores deverão, então, enviar o artigo final, que será novamente revisado pelo Comitê Científico. A decisão final será “aceito” ou “rejeitado”.

O trabalho final somente será “aceito” se for elaborado no template do congresso disponibilizado no formato MS Word. E o arquivo deverá atender ao tamanho máximo de 4,0 MB.

Observação: ao realizar o upload do arquivo final, os autores devem preencher todas as informações corretamente, pois serão estas as informações que aparecerão posteriormente nos proceedings do evento e DOI. Estas informações são de inteira responsabilidade de cada autor, não podendo ser alteradas posteriormente.

Os trabalhos serão divididos em apresentação oral ou poster, sendo a definição do dia e horário de apresentação realizada em função do cronograma do congresso. Os melhores trabalhos de cada área temática, serão premiados com certificado oficial do evento.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

O trabalho de pesquisa relatado não deve ter sido publicado anteriormente em conferências ou periódicos.

Todos os coautores devem possuir cadastro no sistema da ABCM, se declararem cientes da submissão e compartilharem a responsabilidade pelo seu conteúdo.

Para o envio de trabalho científico não há obrigatoriedade de pagamento de inscrição, podendo este ser efetuado após o aceite do trabalho.

Para ser publicado nos anais, cada trabalho deverá ter ao menos uma taxa de inscrição associada e ser apresentado no congresso.