Sobre Teresina

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica

Situada na divisa do Piauí com o Maranhão, no encontro dos rios Parnaíba e Poti, Teresina foi fundada em 16 de agosto de 1852 em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina. Ela teria mediado, junto a Dom Pedro II, o projeto de mudança da capital – de Oeiras para a nova sede. Planejada em forma de um tabuleiro de xadrez.
Teresina oferece aos seus visitantes belíssimos pontos turísticos, como a Ponte Metálica João Luís Ferreira, a Igreja São Benedito, o Museu do Piauí, o Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório, o mirante da Ponte Estaiada João Isidoro França, o Teatro 4 de Setembro, a Praça Pedro II, a Central de Artesanato Mestre Dezinho e o Parque Lagoas do Norte.

Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade é o Parque Ambiental do Encontro das Águas, localizado na zona Norte, onde acontece a união entre os rios Parnaíba e Poti, transformando-os em um só leito em direção ao oceano Atlântico. No local é possível encontrar ainda o rico artesanato de Teresina, com oleiros que produzem peças decorativas, religiosas e funcionais de argila retirada do próprio leito.Também no Parque Ambiental do Encontro das Águas foi erguido um monumento que ilustra o famoso personagem do folclore local, o Cabeça de Cuia.

O Bumba-Meu-Boi, na época dos festejos juninos, e o Reisado, durante o ciclo natalino, são as maiores expressões do folclore local. Já o Corso de Teresina atrai uma multidão para o desfile de carnaval. O artesanato de fibras e madeira é bastante expressivo pela criatividade dos artesãos e riqueza de detalhes das peças.

Teresina apresenta atualmente cerca de 850 mil habitantes e se destaca no setor de prestação de serviços, atraindo milhares de pessoas que buscam tratamentos médicos avançados e encontram aqui também alguns dos melhores médicos do país. Outro setor que prospera é o da educação, com uma rede de ensino avançada.
Com um clima tropical semiúmido e altas temperaturas, Teresina tem duas estações características: o período das chuvas (que ocorrem no verão e outono) e o período seco (que ocorre no inverno e primavera). A flora e a fauna piauienses são características dos ecossistemas do Cerrado e da Caatinga.

A logomarca do CONEM 2020 tem como inspiração um dos principais pontos turísticos de Teresina, a Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França. A ponte estaiada, que corta o rio Poti, foi um presente aos 150 anos de Teresina, sendo a primeira ponte do Brasil a apresentar, em seu topo, um mirante com o intuito de ofertar uma ampla visualização da cidade, para proporcionar aos turistas belas lembranças e fotos da acolhedora filha do sol do Equador.