Palestrantes

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica

Carolina Palma Naveira-Cotta

Dr. Carolina Palma Naveira-Cotta holds the BSc (2004), MSc (2006) and DSc (2009) degrees in Mechanical Engineering from the Federal University of Rio de Janeiro, Brazil. She is Associate Professor at the Mechanical Engineering (since 2011) at COPPE/UFRJ in Brazil. Dr. Naveira-Cotta was elected Affiliate Member of the Brazilian Academy of Sciences in 2014, is an elected member of the Scientific Committee of the International Center for Heat and Mass Transfer since 2016, and elected member of the Deliberative Council of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering since 2017. She has published more than 145 papers, including 47 articles in international journals, 7 book chapters, and more than 90 articles in national and international congresses. She is also co-author of 3 books in international editorial companies. Heading the Nano and Microfluidics and Microsystems Laboratory, she has supervised more them 60 undergraduate scientific initiation and final graduation projects, 25 MSc thesis and 10 DSc thesis. She is research Consultant/Coordinator of Research Projects and Scholarship Programs with important companies, agencies and funding institutions, such as CNPq, FAPERJ, CAPES, PETROBRAS, GALP, GE, INB, COFECUB-France, CNRS-France, since 2005. She has experience in Transport Phenomena in Micro and Nano-scales, working mainly on microfluidics, inverse problems, hybrid methods, infrared thermography, heat transfer enhancement and thermal microsystems.

Anna Carla Monteiro de Araujo

Desafios da pesquisa em fabricação para Industria aeronáutica 4.0

Possui graduação e mestrado em Engenharia Mecânica pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997 e 1999) e doutorado com período no exterior em Engenharia Mecânica pela UFRJ em cooperação com a UIUC – University of Illinois at Urbana-Champaign (2004). Trabalhou na indústria por 3 anos, na área de fornecimento de equipamento de lingotamento contínuo para a indústria siderúrgica. Foi professora-pesquisadora efetiva no CEFET/RJ de 2006 a 2009 e na UFRJ de 2010 a setembro/2019. Atualmente é professora-pesquisadora efetiva (Maitre de conference) no INSA-Toulouse na França (Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse). Tem experiência na área de fabricação em engenharia mecânica, com ênfase em modelagem dos processos de usinagem, atuando principalmente nos seguintes temas: forças de usinagem, fresamento, fresamento de roscas, microfresamento, manufatura aditiva e, recentemente, furação de compósitos aeronáuticos e aeroespaciais.

Docente em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), Departamento de Engenharia Mecânica, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, desde 07/2008.

Formação: Pós-doutorado (Fapesp: 2006-2007) no Laboratório de Trilogia do Departamento de Engenharia Mecânica, EESC-USP; Recém-doutora (CNPq: 2003-2005) no Laboratório de Máquinas Rotativas, LAMAR-FEM-UNICAMP; Doutorado em Engenharia Mecânica (2003), FEM- UNICAMP, na área de área de mecânica dos sólidos e projeto mecânico; Mestrado em Engenharia Mecânica (1999), na área de Projetos do Departamento de Engenharia Mecânica, EESC-USP. Graduação em Tecnologia Mecânica, ênfase em Projetos (1996), pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo – UNESP. Técnica de nível médio em Mecânica Industrial (1990), pelo Colégio Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (LAO).

Área de atuação: Engenharia Mecânica, com foco nas seguintes áreas de pesquisa: fundamentos da teoria do projeto, com os seguintes temas: análise e síntese do projeto mecânico; análise de tensões; manufatura aditiva; análise de sensibilidade paramétrica – projeto de experimentos e metodologia de superfície de resposta. Linhas de aplicação: técnica aditiva por extrusão (atuando nas áreas transversais de projeto, planejamento do processo e engenharia de materiais); complaint mechanisms; projeto para customização e personalização em massa (Tecnologia Assistiva). Pesquisadora no Design Engineering and Innovation Center (NUMA) – EESC-USP desde 2015

Professor na Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília-UnB, em 1983. Fez mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, tendo concluído em 1985. Trabalhou na empresa Consul S.A., de 1984 a 1985. Ingressou na UFU em 1985 para se dedicar à carreira acadêmica. Fez doutorado em Engenharia pelo Instituto Politécnico de Grenoble – INPG – França, de 1988 a 1991. Enquanto doutorando, recebeu um prêmio por ter vencido um desafio proposto por uma empresa fabricante de sistemas de medidas em escoamentos. Recebeu outros seis prêmios durante a carreira de pesquisador e de professor. Atua como professor de graduação e de pós-graduação na Faculdade de Engenharia Mecânica–FEMEC-UFU, tendo ao longo de sua carreira docente, até 2019, orientado mais de 70 pós- graduandos e mais de 50 graduandos em iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso, em temas ligados à Mecânica dos Fluidos. Ministrou o curso Escoamentos Turbulentos em dezenas de universidades e empresas brasileiras. Cargos exercidos: Membro do Colegiado do Curso de Pós- Graduação em Engenharia Mecânica da UFU, por vários mandatos; Editor Associado da Revista Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas; e Secretário Regional da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas–ABCM; Revisor de diversas revistas de divulgação científica e de agências de fomento à pesquisa no Brasil.Participou da organização de duas edições do Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Mecânicas-COBEM e da organização de quatro edições da Escola Brasileira de Transição e Turbulência-EPTT.

É Professor titular da Faculdade de Engenharia Mecânica/Universidade Federal de Uberlândia. Sua principal área de pesquisa é voltada para a Engenharia Biomecânica, desenvolvendo projetos em áreas multidisciplinares, em especial, voltados para Tecnologias Assistivas no esporte, saúde, vida-diária e lazer.

Atualmente, é Diretor Geral do Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos (CINTESP.Br) que atua em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB e a FUTEL/Uberlândia. Foi secretário do Comitê de Bioengenharia da ABCM (2009 – 2011). Como pesquisador de produtividade do CNPq nível 1C e do Instituto Nacional de C&T em Biofabricação (BIOFABRIS) vem coordenando projetos de pesquisa patrocinados por importantes órgãos de fomento Brasileiros, possuindo mais de 300 publicações nas áreas de Engenharia Mecânica, Medicina, Odontologia, Biologia, Fisioterapia, Educação Física e Tecnologias Assistivas. Possui diversos registros de proteção intelectual em Tecnologias Assistivas. Seu trabalho busca o desenvolvimento de Inovações Tecnológicas direcionadas para a melhoria da qualidade de vida, da mobilidade e autonomia de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Suas atividades de pesquisa estão em consonância com o desenvolvimento sustentável do Brasil nas áreas da Engenharia Biomecânica e Tecnologias Assistivas.

Professor Titular-Livre do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Piauí. É bacharel em Engenharia Biomédica e doutor em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Obteve o pós-doutoramento em Bioengenharia na Harvard Medical School e Massachusetts Institute of Technology (Harvard-MIT Health Sciences and Technology) finalizado em 2017. Possui experiência didático- científica na área de Engenharia de Materiais e Biomédica. Atua diretamente no desenvolvimento de biomateriais biomiméticos e bioinspirados aplicados a engenharia tecidual e nanomedicina. Atualmente é bolsista de Produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq. Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Possui mais de 100 artigos indexados em revistas de seletiva política editorial, mais de 2100 citações e índice H=22. Coordenou e cooordena diversos projetos como Pesquisador Principal nos principais órgãos de fomento do Brasil, tais como: FINEP, FAPESP, CNPq, CAPES e SERRAPILHEIRA. Revisor de agencias de fomentos nacionais e internacionais, tais como Fapesp, CNPq e Japan Society for the Promotion of Science. É editor chefe associado de dois periódicos internacionais classificados como A1 na Capes, sendo eles: International Journal of Nanomedicine e Frontiers in Bioengineering and Biotechnology, sendo ambos um dos principais periódicos na área de Nanomedicina e Nanobiomateriais.

Palestra:Advanced Functional Biomaterials for Tissue Engineering

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor da Universidade de Brasília. Tem atuado nos seguintes temas: materiais compósitos, placas e cascas, mecânica da fratura, mecânica do contato, estabilidade de estruturas, escoamento em meios porosos e escoamento de gotas em canais convergentes. Atua em todos os temas fazendo uma abordagem numérica usando, na grande maioria das vezes, o método dos elementos de contorno (métodos dos elementos de contorno rápidos e método dos elementos de contorno isogeométricos).

William Roberto Wolf

High-Fidelity Simulation, Active Flow Control and Reduced Order
Modeling of a Plunging Airfoil under Deep Dynamic Stall

Professor Doutor na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) onde coordena o Laboratório de Ciências Aeronáuticas. Graduou-se em Engenharia Mecânica com ênfase em aeronaves pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) e concluiu o mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Realizou o doutorado em Aeronautics & Astronautics Engineering na Stanford University e foi pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Aeronáutica e Espaço e pesquisador associado na Stanford University. Atua nas áreas de simulação numérica de alta fidelidade e modelagem de ordem reduzida com aplicações em turbulência, aeroacústica e aerodinâmica não-estacionária. Coordenou um Projeto Jovem Pesquisador FAPESP e diversos projetos financiados por agências e empresas internacionais como o US Army Research Office, American Physical Society e a The Boeing Company.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1976), DEA em Mecânica Aplicada pela Universidade Pierre et Marie Curie (1977) e doutorado pela mesma universidade (1979). Desde 1981 é professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas onde, desde 1998, é Professor MS-6 (Titular). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq no nível Sênior (por ter sido 1A desde 1999). Fez estágios de pós-doutoramento no INSA de Lyon, França (1986), na Virginia Tech, EUA (1991), e no Laboratório de Acústica de Le Mans, França (2004). Foi professor visitante na Universidade Católica de Leuven, Bélgica (1996), na ENSIM, França (2002), na EGIM, França (2005), na ECL, França (2007) e na Universidade Pierre et Marie Curie, França (2011). Foi membro e coordenador do Comitê Assessor do CNPq na área de Engenharias III (2005-2008). Foi Diretor Científico da ABCM e membro de comitês científicos de diversos congressos internacionais (ISMA, NOVEM, ICEDyn, etc.). É Editor Associado do JBSMSE e da Acta Acustica. É membro da Coordenação Adjunta da FAPESP. Tem sido assessor ad hoc para agências de fomento à pesquisa do país e do exterior (França, Bélgica, Itália). Participa regularmente de bancas de tese e livre docência no país e no exterior. É membro titular da Academia Nacional de Engenharia. Atua principalmente na área de Mecânica dos Sólidos, com ênfase em Dinâmica, Vibrações e Acústica.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1996), mestrado (1999) e doutorado pela mesma universidade (2004). Desde 2006 é professor do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo onde, desde 2017, é Professor MS-5.1 (Associado). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq no nível 1D. Foi professor visitante na Virginia Polytechnic Institute and State University, Estados Unidos (2008) e Georgia Institute of Technology, Estados Unidos (2016). É membro do Conselho Deliberativo da ABCM e do Adaptive Structures & Material Systems Branch, Aerospace Division da ASME e membro do comitê de programa da conferência Active and Passive Smart Structures and Integrated Systems (SPIE). Tem sido assessor ad hoc para agências de fomento à pesquisa do país e do exterior. Atualmente, coordena o Projeto Temático FAPESP intitulado Periodic Structure Design and Optimization for Enhanced VIbroacoustic Performance – ENVIBRO. Sua pesquisa inclui a utilização de materiais inteligentes em problemas de energy harvesting, atenuação de vibrações e metamateriais inteligentes. 

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 1986). Em 1990 e 1995 concluiu, respectivamente, os cursos de mestrado e doutorado em Engenharia Civil, área de Estruturas, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É professor titular e pesquisador da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde ingressou em 1991. Trabalhou como professor visitante na Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos (UT, 2006-2007) e na Université Libre de Bruxelles (ULB), Bruxelas, Bélgica (ULB, 2018-2019). Atua também como pesquisador e consultor ‘ad-hoc’ do CNPq, CAPES e FAPEMIG, e é membro daABMEC. Tem experiência nas áreas de estruturas, análise não linear, estabilidade, interação solo-estrutura, MEF e MDF.