Instituições Organizadoras

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica

Essa edição conta com a parceria das universidades na sua organização, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Centro Universitário UNINOVAFAPI.

 

A Universidade Federal do Piauí – UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), instalada em 01 de março de 1971, é uma instituição federal de Ensino Superior mantida pela Fundação Universidade Federal do Piauí – FUFPI e é financiada com recursos do Governo Federal. A UFPI possui campi nas cidades de Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus e tem como sede o campus Ministro Petrônio Portella localizado na cidade de Teresina, capital do Piauí, Brasil. Atualmente, a instituição conta com 11 unidades acadêmicas (centros e campi), mais de 100 cursos de graduação e mais de 30.000 alunos ativos, habilitando nos graus de bacharelado e licenciatura.

Os cursos de graduação presenciais são divididos em unidades acadêmicas, tendo como exemplo as unidades do campi de Teresina, Centro de Tecnologia (CT), Centro de Ciências da Natureza I (CCN-I), Centro de Ciências da Natureza II (CCN-II), Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Centro de Ciências da Educação (CCE), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências Agrárias (CCA). Além disso a universidade ainda conta com o colégio técnico.

O curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFPI foi criado no ano de 2009 com o intuito de oferecer ao mercado piauiense mão de obra qualificada nesta área que é um pouco deficiente no Estado. O curso conta com laboratórios de Mecânica Computacional, Metrologia Industrial,EnsaiosMecânicos,Energias Renováveis, Usinagem, e Automação Industrial.

 

O Instituto Federal do Piauí – IFPI

O Instituto Federal do Piauí é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi e descentralizada, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com sua prática pedagógica.

Criada nos termos da Lei N. 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a instituição é vinculada ao Ministério da Educação, possui natureza jurídica de autarquia, sendo detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

 

O Centro Universitário UNINOVAFAPI

O Centro Universitário UNINOVAFAPI é uma Instituição de Ensino Superior credenciada pela Portaria MEC nº 1.130 de 11/09/2012, originada da Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí – NOVAFAPI. A Instituição iniciou suas atividades acadêmicas em 12 de fevereiro de 2001. Atualmente a Instituição oferece além de cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e Stricto Sensu, inclusive com oferta de Mestrado próprio na área de Saúde da Família, atividades de extensão, cursos de aperfeiçoamento e vários projetos de pesquisa em andamento como estratégia, inclusive de assegurar o seu compromisso com a responsabilidade social e também pela socialização do saber e produção de novos conhecimentos.

O Uninovafapi também tem trabalho na assistência às comunidades do seu entorno, oferecendo atendimento nas áreas de Fisioterapia, Odontologia, Medicina, Nutrição, Fonoaudiologia, realização de exames laboratoriais, e práticas de atividades desportivas através do Centro Integrado de Saúde onde existem as Clínicas de Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, especialidades médicas e o Núcleo de Práticas Jurídicas.

Em novembro de 2018, o Uninovafapi passou a fazer parte do maior grupo de faculdades de Medicina do país, a NRE Educacional. E em 2019, a NRE Educacional deu um passo ainda mais arrojado: uniu forças com a Medcel, empresa líder em cursos preparatórios para provas de residência médica, títulos e especializações, dando origem a uma nova marca no mercado de educação, a Afya Educacional. A Afya tem como missão ser a grande parceira do profissional médico em toda a sua jornada de formação: desde a graduação até a mais alta especialização