Sobre o Conem

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica

O Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM), é um evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). Este evento, que ocorre desde 1990 e inicialmente denominado de Congresso de Engenharia Mecânica do Norte-Nordeste (CEM-NNE), passou a ser um evento regular da ABCM em 1992. Em 2000 assumiu a denominação de CONEM, passando a ser realizado a cada 2 anos.

O CONEM 2020 terá como tema “Fontes de energia renováveis e os Desafios para a Engenharia”, tendo em vista que o Piauí é o quinto Estado em produção de energia limpa do Brasil, muito por conta dos bons ventos do nordeste, nos quais são considerados constantes e estáveis, e por estar localizado em uma área chamada de “cinturão solar”. No que se refere a energia eólica, o Estado é responsável pela produção de 1638,10 megawatts (MW), além de abrigar o maior parque eólico, atualmente em construção, da América do Sul, que em plena operação espera-se a geração de cerca de 3,3 TWh por ano.

O Piauí também é uma referência na produção de energia fotovoltaica, com o parque de Nova Olinda, considerado a maior usina fotovoltaica da América Latina, que gera 290 MW de energia intermitente. Outro exemplo é a usina de São Gonçalo, também localizada no Piauí, que após conclusão do processo de ampliação no qual se encontra, será a maior usina fotovoltaica da América Latina, com a capacidade de produção energética de aproximadamente 608 MW.