Ilhéus

XXVI Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica

Ilhéus é um município baiano localizado no sul do estado. Fica a aproximadamente 300km da capital Salvador e é um importante centro de turismo da região. Encanta por suas praias, principalmente as do distrito de Olivença, cobiçada por surfistas das redondezas, além de ter a maior extensão litorânea do estado. No geral, as praias do Sul são as mais procuradas.

Teve sua economia por muito tempo baseada na cacauicultura, passando boa parte do século XX sendo destaque no negócio, chegando a ser o maior produtor de cacau do mundo.

Após a era de ouro do cacau, Ilhéus começou a ganhar investimentos em outros setores, que foram muito importantes para o surgimento do polo industrial, que fica localizado no norte da cidade. Fazem parte desse polo empresas de grande porte como a Avatim, Cargill, Barry Callebaut, Mucambo e Joanes, atraindo profissionais de diversas áreas para a cidade, e também dando oportunidades de estágio para diversos estudantes de Universidades da região. Além disso, comporta um dos principais centros de informática da região, com empresas como a DATEN, Gertec, Link do Brasil e a Boardtech.

A cidade é destaque por ter um dos poucos aeroportos da região, além de possuir o porto próximo ao Centro da cidade. Fora da região metropolitana de Salvador, é o único município baiano a possuir os dois. Além de serem responsáveis pela chegada de muitos turistas para a região, são de suma importância para o transporte de mercadorias, sendo o porto o maior exportador de cacau do Brasil.

Há projetos para a construção de um novo porto e aeroporto, além da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), ligando a cidade até o estado de Tocantins.