Palestrantes

XXVI Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica

Eng. Ântonio Traverso Junior

Engenheiro mecânico, engenheiro industrial, pós-graduado em meio ambiente, pós-graduado em Management. Atuou, por 25 anos, como engenheiro de suporte técnico, coordenador de serviços, consultor sênior e consultor master na Petrobras Distribuidora S.A., na área de Lubrificantes e marketing de serviços à grandes clientes consumidores. Vem atuando no mercado de lubrificantes, lubrificação, desenvolvimento e pesquisa de novos produtos, engenharia de manutenção, assistência técnica e serviços há mais de 35 anos.

Prof. Dr. Augusto Salomão Bornschlegell

Possui graduação (2007) e mestrado (2008) em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado (2012) em Engenharia Mecânica pela Université de Valenciennes et duHainaut-Cambrésis – França. Atuou como professor do Curso de Elevação e Escoamento (2012-2014) do Programa de Pós-Graduação em Petróleo e Gás na Universidade Estácio-Radial. Participou na concepção de equipamentos empregados na extração de petróleo nos campos do pré-sal como engenheiro de produto (2011-2017) na multinacional AkerSolutions. Experiência profissional na avaliação mecânica (estrutural, CFD e térmica) de equipamentos destinados a exploração de petróleo, fazendo uso de ferramentas numéricas baseadas em elementos finitos e de ferramentas de otimização. Atualmente, é professor adjunto do curso de Engenharia Mecânica na Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD.

Eng. Dr. Celso Argachoy

Engenheiro Mecânico pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Doutorado e Mestrado em Engenharia na área de Propulsão e Energia pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica. MBA’s pela FAAP e FGV. Especialista em Qualidade pela Fundação Vanzolini. Trabalhou na área de Desenvolvimento de Produtos da Mercedes-Benz, Mahle e MWM-International. Foi professor de graduação e pós-graduação em Engenharia Automobilística no Centro Universitário da FEI de 1990 até 2006. Tem grande experiência técnica e gerencial na pesquisa e desenvolvimento de produtos na área automotiva e na integração entre universidade e indústria. Desde 2013 é professor no Instituto Mauá de Tecnologia e desde 2017 é Gerente de Engenharia na Cummins – Brasil.

Prof. Dr. Domingos Alves Rade

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1984), mestrado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1987), doutorado em Sciencespourl?Ingénieur pela Université de Bourgogne-Franche-Comté, Besançon, França (1994) e pós-doutorado na Université de Franche-Comté, Besançon, França (2004). Foi professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia no período de março de 1985 a abril de 2015. É professor titular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos. É chefe do Departamento de Projetos da Divisão de Engenharia Mecânica do ITA. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica do ITA . É Diretor Técnico-Científico da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), biênio 2018-2019. É membro do Comitê de Assessoramento de Engenharias Mecânica, Aeroespacial, Naval e Oceânica do CNPq (triênio 2017-2020). É autor do livro-texto “Cinemática e Dinâmica para Engenharia” (Elsevier, 2017, 592 p.)Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Dinâmica Estrutural, atuando principalmente nos seguintes temas: controle passivo de vibrações, controle aeroelástico, análise estrutural probabilística, materiais e estruturas inteligentes, e dinâmica de materiais compostos.

Eng. Eduardo Machado

Formado engenheiro mecânico pela UFRJ.Durante minha graduação participei durante 3 anos do projeto Fórmula SAE chegando ao posto de gerente de produto. Estagiei durante 3 anos na representante da SolidWorks no Rio de Janeiro, dando suporte técnico ao time comercial. Assim que formado fui trabalhar na Missler, a desenvolvedora do TopSolid. Tinha o cargo de Gerente de Produto e era responsável pela área técnica e comercial dos softwares TopSolid7 Design e pelo Inspire Cast durante 6 anos. Atualmente sou Account Manager na Altair e tenho por atribuição gerenciar todas as demandas técnicas e comerciais dos nossos clientes no Brasil.

Eric Rafael da Silva Portela

Instrutor em Mecatrônica no SENAI Unidade Ilhéus; Técnico em Eletroeletrônica com ênfase em Automação Industrial (SENAI) com Graduação em Administração de Empresas (UESC) e Pós-Graduação em Docência no Ensino Profissional e Tecnologia (CETIQT-RJ) e Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior (PROMINAS).

Prof. Dr. Evaldo Corat

Possui graduação em Física pelo Instituto de Física GlebWataghin (1982), mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1986) e doutorado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1993). Atualmente é pesquisador titular – Laboratório Associado de Sensores e Materiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Materiais de Carbono produzidos por CVD, atuando principalmente nos seguintes temas: diamante cvd, filmes finos, filmes espessos, aderência e interfaces, nanodiamante, diamond-likecarbon (DLC), nanotubos de carbono e grafenos

Prof. Dr. Fabricio Cesar Lobato de Almeida

Possui graduação em Engenharia Ênfase em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) campus de Ilha Solteira (UNESP-FEIS). Também possui mestrado realizado na mesma instituição (UNESP-FEIS) com ênfase na área de vibrações e mecânicas dos sólidos (2008). Possui PhD emSound and Vibration Engineeringrealizado no Institute of Sound and Vibration Research (ISVR) (2013). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE) UNESP- Câmpus de Tupã e Membro da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB) da UNESP-Bauru, trabalhando com elastômeros magneto-reológicos aplicados a estruturas periódicas para atenuação de vibrações mecânicas, detecção de vazamentos em tubulações subterrâneas e processamento de imagens para detectar falhas em bicos aspersores. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, vibração estrutural, propagação de ondas em estruturas mecânicas (vibração e acústica) e análise e processamento de sinais e imagens digitais.

Prof. Dr. Geraldo Lúcio de Faria

Físico com formação aplicada a Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto, com Mestrado e Doutorado em Engenharia de Materiais. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal de Ouro Preto.

Prof. Dr. Guilherme Oliveira de Souza

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFBA, mestrado em Engenharia Mecânica pela UFSC e doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA. Atualmente é Professor e coordenador do curso de engenharia mecânica da Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, localizada no Campus CIMATEC do SENAI Bahia. Tem experiência na área de Usinagem, com ênfase em Fresamento em 5 Eixos e usinabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: CAM, fresamento, fresamento em 5 eixos simultâneos, modelagem geométrica para fresamento em 5 eixos simultâneos e usinabilidade de ligas de titânio e aços inoxidáveis.

Prof. Dr. Herman Augusto Lepikson

Formado em Engenharia Mecânica pela UFBA, tem mestrado e doutorado pela UFSC. Foi vice-diretor da Escola Politécnica da UFBA. É professor dos Programas de pós-graduação em Mecatrônica e Engenharia Industrial da UFBA. Atualmente é pesquisador líder do Instituto Senai de Inovação em Logística e Manufatura Avançada. Sua linha de pesquisa é na área de Integração da Manufatura Inteligente, com ênfase em Projeto de produtos e processos mecatrônicos.

Eng. Me.José Pereiras

É gerente técnico sênior da SolidWorks na América Latina. É mestre em simulação numérica e tem como área de estudo, além da simulação numérica os elementos finitos. É um solucionador de problemas voltado à indústria. Há 17 anos vem resolvendo desafios corporativos e industriais, com uma perspectiva voltada ao design, engenharia e desenvolvimento. Já trabalhou internacionalmente em todos os tipos de indústria e chegou a soluções para mais de 500 desafios de engenharia.

Dr. Mathias Strauss

Tem formação em Química e Química com atribuição Tecnológica pela Unicamp. Fez mestrado na área de peneiras moleculares na UNICAMP, doutorado em Química acerca do “Efeito da Nanoestruturação sobre a Atividade Catalítica de Óxidos Semicondutores Suportados em Matrizes Mesoporosas”, tendo realizado parte de seus estudos no grupo de Nanotecnologia e Fotocatálise da Leibniz Universität Hannover na Alemanha. Atualmente é pesquisador no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Atua no desenvolvimento de materiais de carbono nanoestruturados a partir de fontes renováveis para aplicação em energia, materiais compósitos, agricultura e descontaminação de água e ar.

Eng. Victor Yutaka Kondo

Bacharel em engenharia mecânica pela FEIS – UNESP. Atua como engenheiro de projetos na Prysmian Group -OilSpecialties. Foi responsável por mais de 15 projetos de exploração de óleo e gás na bacia de Campos e de Santos, no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. Hoje está atuando como Engenheiro de Projetos e Ofertas para sistemas umbilicais e tubos flexíveis onde é o engenheiro responsável pelos projetos LAPA, Fornecimento UEH, Roncador, Tartaruga Verde e Mestiça e Lula Extremo Sul para clientes nacionais (Petrobras) e internacionais. No setor de Ofertas, é responsável pelas licitações para projetos nacionais e internacionais.

Eng. Wilson José Azze Ramos

Instrutor em cursos Técnicos em Mecânica no SENAI Unidade Ilhéus, Engenheiro Mecânico, Inspetor Adjunto da inspetoria do CREA-BA Ilhéus e atua no desenvolvimento de projetos para refrigeração em pequeno e médio porte e realiza atividade de projetos em redes de ar comprimido e climatização.