São Carlos

I Escola de Engenharia de Projeto

Sobre a cidade do evento

A 1ª. Escola de Engenharia de projeto será realizado na cidade de São Carlos / SP. O mapa a seguir ilustra alguns pontos de acesso até a cidade.

Todas as cidades mostradas no mapa possuem aeroportos e terminais rodoviários com ônibus para São Carlos.

– Aeroporto de Congonhas (São Paulo): 246 km
– Aeroporto de Guarulhos (São Paulo): 258 km
– Aeroporto de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto): 106 km
– Aeroporto de Bauru-Arealva (Bauru): 170 km
– Aeroporto de Viracopos (Campinas): 160 km
– Aeroporto de São José do Rio Preto (São José do Rio Preto): 265 km

Localizada próximo ao centro geográfico do estado de São Paulo e um de seus maiores pólos de desenvolvimento científico e tecnológico, a cidade de São Carlos tem o prazer de sediar a 1ª. Escola de Engenharia de Projeto promovida pelo Comitê Técnica de Engenharia de projeto da ABCM com apoio da SAE Brasil.

Com destaque pelos seus aspectos acadêmico, tecnológico e industrial, a cidade oferece ainda atrativos histórico-culturais e atividades ligadas à natureza.

A cidade de São Carlos possui dois Universidades Públicas (USP – Campus de São Carlos) e a UFSCar, e uma Universidade Privada atuantes nas três áreas de conhecimento básico. O resultado é a elevada formação e capacitação em pesquisa, tecnologia e inovação e o estabelecimento de núcleos de tecnologia e inovação, como por exemplo:

– O Parque de Tecnologia de São Carlos (ParqTec) um dos primeiros Parques Tecnológicos do Brasil, fundado em 1987 com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo era promover o desenvolvimento regional, otimizando o custo da transação tecnológica para o mercado.  Em 1985, um mês após sua implantação, a entidade inaugurou o Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cinet), tornando-se a incubadora pioneira na América Latina, com a instalação da Empresa Opto Eletrônica (Site: ParqTec | Facebook)

– Embrapa Instrumentação: é uma das 43 Unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O centro de pesquisa foi criado em 18 de dezembro de 1984, no município de São Carlos (SP) e possui um quadro técnico de 87 empregados, sendo 06 assistentes, 23 técnicos, 28 analistas e 30 pesquisadores.  A unidade foi criada com a proposta de integrar a Física e outras áreas não tradicionais à agricultura. O Centro de Pesquisa se tornou único por combinar físicos, engenheiros eletrônicos, engenheiros de materiais e de outras áreas das Ciências Exatas, com o conhecimento de agrônomos e veterinários. Atua nas áreas de: nanotecnologia, engenharia de precisão, manejo e conservação do solo e da água, agroenergia, meio-ambiente e pós-colheita (Sitio: Pesquisa e Desenvolvimento – Portal Embrapa).

– Xmobots®: maior empresa de drones do Brasil atuando nas áreas de mapeamento e pulverização. Criada em 2007, logo de especializou no desenvolvimento e fabricação de RPA (Remotely Piloted Aircrafts) tornando-se a maior empresa brasileira e latino-americana do segmento. A fábrica localiza-se em São Carlos, com inauguração de uma nova fábrica em Itajubá (MG). Conta com 60 engenheiros na área de Pesquisa e Desenvolvimento e 170 colaboradores (Site: Sobre – XMobots®)

– ONOVOLAB (unidade São Carlos) que atua como um campus de inovação para startups e co-working (Site: ONOVOLAB São Carlos – O maior campus de inovação do Brasil)