Keynotes

I Escola de Engenharia de Projeto

Palestra de abertura com tema em Inovação

Prof. Dr. Henrique Rozenfeld

Prof. Dr. Henrique Rozenfeld possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Engenharia Mecânica – Rheinisch-Westfalischen Technischen Hochschule/Aachen (1988).
Atualmente é professor titular da Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Produção Mecânica, com ênfase em Desenvolvimento de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produtos, engenharia de produção, capp, industria Metal-mecânica e gestão do conhecimento.

Palestra sobre Design for additive manufacturing for product development

Prof. Dr. Daniel Moreno Nieto

Prof. Dr. Daniel Moreno Nieto, Universidad de Cádiz Departamento: Departamento de ingenieria mecanica y diseño industrial.

SHORT BIO: Industrial design engineer (2006) and Master in Design Engineering (2008) at the Polytechnic University of Valencia (Spain). Since 2015 working like a full time lecturer in the Department of Mechanical Engineering and Industrial Design at Cadiz University, where in 2019 he presented the doctoral thesis entitled “Development of materials and product design oriented towards additive manufacturing by fused deposition for large formats”.

This PhD was done inside the research group INNANOMAT, which is one of the most productive groups of Cadiz University, being very active in the execution of contracts and projects most of them regarding to Large Format Additive Manufacturing. To highlight the three-month doctoral stay at the University of Tennessee Knoxville in collaboration with the Oak Ridge National Lab in Tennessee (US), and short teaching stays at the Royal College of Arts (London, UK) or the Technological University of Munich (Germany). About his professional activity before joining the university, it is remarkable his activity in companies such as Spark Design and Innovation (Rotterdam, The Netherlands), Indicodesign (Seville, Spain) or The LabShoes, (Seville, Spain), providing professional experience in the field of Industrial Design and Product Development.

Palestra sobre Formação das Escolas de Engenharia em empresas automotivas

Prof. MSc. Erwin Karl Franiek (SAE Brasil)

Prof. MSc. Erwin Karl Franiek é atualmente Diretor Presidente da SAE4MOBILITY e docente no Colégio técnico da Unicamp (COTUCA-UNICAMP), desde 1985. Atuou nas áreas de engenharia na Bosch Brasil desde 1986, exercendo diversos cargos até se tornar diretor de pesquisa, desenvolvimento e inovação para Soluções de Powertrain (OS) na Bosch LA, quando se aposentou e passou a atuar Mentor of Research & Development & Innovation SAE BRASIL. Tem atuação profissional nos seguintes temas: Temas de atuação: Negotiation, DMAIC, DFMA, Failure Mode and Effects Analysis (FMEA), and Quality Management.

Aplicação da TRIZ – Teoria da Solução Inventiva de Produtos – como ferramenta de inovação

A TRIZ – Teoria da Solução Inventiva de Produtos – é uma importante ferramenta para a solução inventiva de problemas e, portanto, tem elevado potencial de aplicação no processo de geração de produtos inovadores. Este mini-curso tem o objetivo de apresentar e aplicar as principais ferramentas da TRIZ na solução de problemas reais de empresas, buscando a inovação em produtos e processos.

Prof. Dr. Cristiano Vasconcellos Ferreira é professor associado da Universidade Federal de Sana Catarina.
Currículo: Professor Associado do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Engenharia Mecânica (UFSC – 2002). Mestre em Engenharia Mecânica (UFSC – 1997). Engenheiro Mecânico (UFSC – 1995). Atua nas áreas de Gestão do Processo de Desenvolvimento Integrado de Produtos, Gestão de Projetos, Gestão da Inovação e Empreendedorismo. Trabalhou no SENAI CIMATEC – Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia – de 2003 a 2010, exercendo atividades de coordenação do Núcleo de Pesquisa Aplicada, do Programa de Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial, do Projeto Formula SAE BRASILe do Programa de Bolsas de Iniciação Científica. Participou como Professor colaborador do Mestrado em Engenharia Mecatrônica da UFBA. Na UFSC, atualmente, é Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Automotiva. Já exerceu funções como Coordenador do Programa de Educação Tutorial (PET), Coordenador do Curso de Engenharia de Transportes e Logística e Coordenador de Estágio do Curso de Engenharia Automotiva. Professor do Programa de Mestrado em Ciências e Engenharia Mecânica (UFSC). Atua na área de desenvolvimento de produtos, gestão da inovação e empreendedorismo. Desenvolve projeto de pesquisa em parceria com empresas e instituições de ciência e tecnologia.

Minicurso - Ferramenta CAE para ambiente virtual de projeto integrado de engenharia

Apresentação das soluções de ambientes compartilhados dos programas desenvolvidos pela empresa Altair, para concepção, pré-dimensionamento, detalhamento, otimização e análises multifásicas de problemas de engenharia.

Minicurso - Roadmapping - criando rotas estratégicas de inovação e tecnologia

O Roadmapping é uma abordagem gerencial usada no desenvolvimento de estratégias de inovação e tecnologia. Esse minicurso apresenta uma breve descrição dos principais conceitos, tipos e processos de roadmapping. São apresentados casos de sucesso e exemplos de roadmap e, por fim, uma dinâmica de roadmap é conduzida com os participantes.

Prof. Dr. Maicon G. Oliveira (Departamento de Engenharia de Produção, Escola de Engenharia de São Carlos), atuando nos seguintes temas: Strategic innovation management, roadmapping, servitisation, new product development. O Prof. Maicon G. Oliveira é o primeiro livro brasileiro sobre roadmapping. www.roadmapping.com.br.

Minicurso - Projeto Voltado para a Confiabilidade

Este minicurso abordará a aplicação de conceitos de confiabilidade voltadas às atividades de projeto de sistemas de engenharia.

Iniciando-se com os conceitos básicos de engenharia de sistemas para representar a hierarquização funcional de um projeto, utilizar-se-á a confiabilidade como um parâmetro de projeto de sistemas e seus componentes.

Serão apresentadas as técnicas de análise de confiabilidade de sistemas bem como a forma de execução de ensaios de confiabilidade, incluindo as técnicas de análise de dados.

Por fim busca-se ligar os conceitos de confiabilidade com técnicas de detecção de falhas a fim de subsidiar a aplicação de manutenção preditiva.

Ao longo do curso serão realizadas discussões visando o desenvolvimento de estudos de caso por parte dos participantes.

Prof. Dr. Gilberto Martha de Souza é professor titular do Departamento de Engenharia Mecatrônica, da Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.

Gilberto Francisco Martha de Souza, nascido em 21 de novembro de 1963 na cidade de São Paulo – SP, Brasil, formou-se Engenheiro Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) em dezembro de 1985. Após atuar por um período de 22 meses na iniciativa privada, exercendo a função de Engenheiro de Produto na área de projeto de mecanismos de direção e componentes de suspensão de veículos automotores, foi convidado a atuar como pesquisador no Centro de Pesquisas em Engenharia Naval e Oceânica da EPUSP (CEPEN /USP). Obteve o título de Mestre em Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em Tecnologia da Construção Naval, em 1990, pela Universidade de São Paulo.

Em julho de 1992, ingressou no Departamento de Engenharia Mecânica da EPUSP como docente no nível de Professor Assistente. Iniciou sua carreira docente ministrando aulas em laboratório do curso de Introdução ao Projeto de Máquinas, relacionada ao desenvolvimento de projetos mecânicos, atividade vinculada à atuação profissional anterior e à área de concentração do título de Mestre em Engenharia. O título de Doutor em Engenharia, expedido pela EPUSP, foi obtido em novembro de 1994. Com este título foi promovido ao nível de professor assistente em janeiro de 1995. Com a divisão do Departamento de Engenharia Mecânica em outubro de 1999, ingressou no Departamento de Mecatrônica e Sistemas Mecânicos na EPUSP, lecionando e desenvolvendo pesquisas na área de Projeto de Máquinas, com ênfase em análise de confiabilidade mecânica. Em maio de 2001 obteve o título acadêmico de “Livre Docente” em Projeto de Máquinas, sendo promovido ao nível de Professor Associado em julho de 2001. Em outubro de 2012 foi promovido a Professor Associado nível 3 (nível máximo de um professor associado) por meio de processo de avaliação realizado pela Reitoria da Universidade de São Paulo.

Com estágio de pós-doutorado no Center for Technology and Systems Management (CTSM), entre maio de 1999 e maio de 2000, coordenado pelo Prof. Bilal M. Ayyub, na University of Maryland, College Park, tomou contato com técnicas de análise de confiabilidade e de risco de sistemas complexos, ampliando sua atuação na área de estudos de confiabilidade, mantenibilidade e análise de risco de sistemas eletromecânicos. O docente ainda mantém uma relação de pesquisa com o CTSM, produzindo relatórios técnicos em conjunto com os pesquisadores deste centro de pesquisa.

Implantou o Laboratório de Confiabilidade e Análise de Riscos no departamento de Mecatrônica e Sistemas Mecânicos, utilizando recursos obtidos em projetos de pesquisa vinculados à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A implantação desse laboratório possibilitou o aumento das atividades de pesquisa, bem como o aumento do interesse dos alunos de pós-graduação pelo tema. Esses projetos de pesquisa possibilitaram a inserção do laboratório em estudos na área de confiabilidade, disponibilidade e análise de risco de sistemas de geração de energia elétrica, exploração de petróleo e setor de defesa. Atualmente o laboratório está desenvolvendo atividades de pesquisa sobre os procedimentos de gestão de ativos baseados em risco de acordo com a norma de gestão de ativos NBR ISO 55000.

Mesa redonda sobre Open design, Open Science, Innovation e Propriedade Intelectual

Mediadora: Profa. Dra. Zilda de Castro Silveira, docente em regime RDIDP, desde 05/2008 no Departamento de Engenharia Mecânica (SEM), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), USP, na área projeto mecânico, materiais e manufatura atuando nos temas de pesquisa em metodologia de projeto, projeto customizado/open design, projeto direcionado a manufatura aditiva. Atualmente é editora associada da área de engenharia de projeto do periódico Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering (Springer) e, desde 06/2021 é Secretária do Comitê Técnico da Engenharia de Projeto, da ABCM. Também é coordenadora do Lab 3D do SEM/EESC/USP desde 06/2021.

Convidados: Prof. Associado Franco Giuseppe Dedini (UNICAMP), Zanini Renk*, Altair*, USP (AUSPIN/Centro de Inovação), Professor associado Daniel Capaldo Amaral (SEP-EESC-USP); Prof. Associado Valter Beal (SENAI-CIMATEC)

Prof. Dr. Franco Giuseppe Dedini é professor associado no Departamento de Sistemas Integrados, da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP atuando nos temas de pesquisa: desenvolvimento de produtos, dinâmica veicular, projeto de máquinas e metodologia de projeto.

Prof. associado Daniel Capado Amaral possui graduação em Engenharia de Produção Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professor associado da Universidade de São Paulo. Ministra as disciplinas da área de Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Produtos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de produto, Processo de desenvolvimento de produto, Modelos de referência, Gestão do conhecimento, Aprendizagem organizacional e Ferramentas para a gestão do conhecimento.

Prof. Associado Valter Beal, atua desde 2015 no SENAI-CIMATEC (Salvador-BA), Liderança e orientação da equipe técnica na execução de projetos de inovação; Seleção de novos colaboradores; Desenvolvimento estratégico de novas competências; Prospecção e orçamentação de projetos; Negociação com clientes e parceiros; Análise da qualidade técnica das entregas dos projetos; leciona na Graduação, mestrado e doutorados e orienta trabalhos de pós-graduação strictu-sensu.