Bem-vindos

I Escola de Engenharia de Projeto

Apresentação

A denominação engenharia de projeto, como uma subárea do conhecimento da engenharia mecânica e fundamental para o processo de inovação tecnológica, estabelece um domínio interdisciplinar para desenvolvimento técnico-cientifico das pesquisas básica e aplicada.

O projeto de engenharia, como ciência de projeto começou a se configurar na segunda metade do século 20. Os primeiros livros sobre métodos e metodologia de projeto surgiram com Asimow (1968), Alexander (1964), Archer (1965), Jones (1970) e os primeiros livros sobre criatividade com Gordon (1961), Osborn (1963). Cross (2007) cita Herbert Simon (1969) como um idealizador sobre “ciência do projeto”, definindo-a como “uma doutrina intelectualmente difícil, analítica, parcialmente formalizável, parcialmente empírica e ensinável sobre o processo de se projetar. ” Portanto, a década de 60 foi marcada como o período de “Scientize’: tratar com abordagem científica”, o processo de projetar.

Desde a primeira revolução industrial até o conceito atual da indústria 4.0, os produtos dentro de suas categorias de processos de projeto passaram de produtos estritamente em série, para produtos customizados e/ou personalizados, impulsionados pelos pilares desse novo conceito de indústria, incluindo a fabricação digital e o uso de inteligência artificial para sistemas produtivos.

Nesse contexto, e com a proposta de propor um ambiente de reflexões e atualização do conhecimento dessa área no contexto nacional foram escolhidos como temas para a 1ª. Escola de Engenharia de Projeto: Design methodologies; Creativity, Innovation, Open Design e Open Science.

Objetivos do evento

• Promover a interação entre pesquisadores e profissionais da área, num círculo virtuoso entre Academia, Centros de Pesquisa e Empresas;
  
• Contribuir para o desenvolvimento e divulgação da área de conhecimento nas Universidades e empresas;

O apoio formal da diretoria da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), a renovação do Comitê de Engenharia de Projeto dessa associação e o apoio da SAE Brasil constituíram fatores fundamentais para a organização desta 1ª. Escola de Engenharia de projeto, com Comitê Executivo da área Engenharia de projeto Atual/Mandato: 2021/2023, Secretaria do Comitê Técnico de Engenharia de Projeto/ABCM: Profa. Zilda de Castro Silveira (EESC-USP), silveira@sc.usp.br.