O EPTT

Escola de Primavera de Transição e Turbulência

A Escola de Primavera de Transição e Turbulência (EPTT) reúne estudantes e pesquisadores a cada dois anos para apresentar, discutir e debater tópicos relevantes sobre Transição e Turbulência na Mecânica dos Fluidos. Estes tópicos são extensivamente investigados por um número crescente de pesquisadores em todo o mundo e nos últimos anos, com adição de escoamentos turbulentos multifásicos, não-isotérmicos e reativos.

Em 1998, a primeira EPTT foi organizada a fim de encorajar discussões e o desenvolvimento de novos estudos de estabilidade, transição e turbulência. A primeira EPTT foi organizada pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde então, tem sido um evento regular e de grande sucesso da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).

Os objetivos específicos da EPTT foram mantidos os mesmo ao longo dos últimos 20 anos. Ela busca reunir profissionais e estudantes da área para apresentar e assistir a palestras nacionais e internacionais sobre questões fundamentais em transição e turbulência sem custo de inscrição. Também se tem a intenção de fornecer oportunidade para estudantes, pesquisadores e professores para exporem seus trabalhos recentes à comunidade de estudo da transição e turbulência. Além disso, esta conferência encoraja a discussão e troca de experiências, promove a interação entre a comunidade acadêmica e o setor industrial, propõe pesquisa e projetos de desenvolvimento e contribui para o treinamento de recursos humanos altamente capacitados, preparando-os para o desenvolvimento de pesquisa fundamental e aplicada.

Alguns dos pesquisadores reconhecidos internacionalmente que já participaram da EPTT são: Prof. Marcel Lesieur, Prof. Olivier Simonin, Prof. Berend van Wachem, Prof. John Christos Vassilicos, Prof. William K. George, Prof. Tim Colonius, Prof. Stephane Popinet entre outros.

A EPTT 2020 ocorrerá na cidade de Blumenau, estado de Santa Catarina, e será organizada pelos Laboratórios de Fluidodinâmica Computacional (LFC) e de Verificação e Validação (LVV) (www.lfclvv-furb.com), da Universidade de Blumenau (FURB). A 12ª EPTT seguirá o mesmo formato dos anos anteriores, com palestras de pesquisadores nacionais e internacionais e seções técnicas com a apresentação de trabalhos.