Bem vindo

6ª Escola de Verão de Refrigeração

A 6 a Escola de Verão de Refrigeração traz a temática “Refrigeração e Qualidade de Vida”, levando à discussão de como a refrigeração está inserida no nosso dia-a-dia, seja através do controle de conforto térmico ou da qualidade do ar em ambientes, da preservação de insumos ou de alimentos, da redução de consumo energético e do respeito ao meio ambiente. O evento será realizado de forma online, 15 a 18 de março de 2021, e este ano é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Transferência de Calor da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos-SP.

Este evento é destinado a alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores, professores e profissionais da indústria atuando em refrigeração, ventilação, condicionamento de ar e aquecimento. Ele tem como objetivo ser um fórum de aprendizado, divulgação e discussão sobre novas tecnologias na área. O programa da edição 2021 será composto por minicursos no período da manhã e palestras durante as tardes, todos proferidos por especialistas da Academia e da Indústria, respeitando temas que serão divididos pelos dias do evento. As apresentações dos trabalhos submetidos ao evento ficarão online, à disposição dos participantes, para que possam ter acesso a elas durante toda a duração desta Escola. Ao final da Escola, o melhor trabalho apresentado no evento será agraciado com uma premiação, o que será avaliado por uma comissão independente composta por membros da academia e da indústria.

A Escola de Verão de Refrigeração é promovida pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) a cada 2 anos. Este evento é realizado desde 2012, quando ocorreu sua primeira edição sob coordenação do Prof. Carlos Antonio Cabral dos Santos na UFPB, no Campus de João Pessoa. A Segunda edição do evento ocorreu na Escola Politécnica da USP em janeiro de 2013, coordenada pelo Prof. José R. Simões Moreira, quando se transformou em um evento oficial da ABCM. A terceira edição ocorreu em 2014 na Universidade Federal de Brasília, coordenada pelo Prof. João M. Dias Pimenta, enquanto a quarta edição foi organizada na Escola de Engenharia de São Carlos da USP em 2017 e coordenada pelo Prof. Gherhardt Ribatski. Em 2019, a quinta edição; da Escola de Refrigeração foi organizada no Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica da Universidade Federal de Santa Catarina, sob coordenação do Prof. Christian J. L. Hermes.

Será uma satisfação recebê-los virtualmente para uma semana de compartilhamento de experiências e conhecimento.

Comissão Organizadora da 6º Escola de Verão de Refrigeração