Bem vindos

11º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação

O Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (COBEF) é um evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). O COBEF é um congresso bienal e em 2021, entre os dias 24 a 26 de maio, estará na sua décima primeira edição.

Tradicionalmente, o COBEF é realizado em sessões presenciais, organizadas na forma de apresentações orais, pôsteres, debates e visitas técnicas. Nessas sessões são apresentados trabalhos que contemplam diversos temas pertinentes aos processos de fabricação mecânica
e suas áreas afins. Desde sua primeira edição realizada em Curitiba, no ano de 2001, o COBEF tem contado com a participação de vários pesquisadores oriundos de universidades e centros de pesquisa nacionais e estrangeiros, bem como de profissionais da indústria nacional.

Entretanto, devido à pandemia provocada pelo vírus Sar-CoV-2, nesta sua 11ª edição, o COBEF será realizado, pela primeira vez, de forma totalmente remota, por meio de sessões virtuais. Embora seja uma novidade para todos, a Comissão Organizadora acredita que esse novo formato de realização é, de longe, o melhor modo de se realizar com toda a segurança possível este evento, que se constitui no mais importante Congresso da Área de Fabricação no Brasil, na atual conjuntura da pandemia, buscando-se garantir a qualidade e a importância que este Congresso tem consolidado ao longo de todas as suas edições.

Neste evento, o COBEF presta uma justa homenagem ao Dr. Wisley Falco Sales, Professor da Universidade Federal de Uberlândia que, infelizmente, nos deixou nesse ano de 2020. Além de dedicarmos uma página deste website à memória do Professor Wisley, a Comissão
Organizadora irá conceder aos três melhores trabalhos apresentados o Prêmio Wisley Falco Sales.

Desta feita, a cidade de Curitiba será a sede virtual desta 11ª edição e o Congresso será organizado pelos Departamentos de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Apesar de não ser possível recepcioná-los e abraçá-los pessoalmente, tal como fizemos na primeira edição deste Congresso, a Comissão Organizadora do 11 o COBEF deseja a todos os participantes um excelente, rico em conhecimentos e proveitoso evento, enviando um caloroso abraço virtual a todos os participantes.