O objetivo destas instruções é fornecer diretrizes para a submissão de resumo (abstract), trabalho completo (draft paper) e artigo final (final paper) para publicação nos anais do congresso.
Para a submissão, o autor e os coautores, devem estar cadastrados no sistema de gestão (sistema.abcm.org.br/users/login). A submissão requer o preenchimento do formulário que se encontra na opção “Submissões” da área AUTOR.
Também deverá ser selecionado, no sistema de gestão, a área que melhor se adequa ao seu trabalho de pesquisa, as áreas são listadas na aba “Sobre: Simpósios”.
Os trabalhos devem ser submetidos através do sistema de gerenciamento de conferências ABCM. Não serão aceitos trabalhos enviados por outros canais.
A língua oficial do congresso é o português. Contudo, serão aceitos manuscritos em inglês; mas, se o trabalho não for escrito em inglês, o autor deverá incluir o título, os nomes dos autores e afiliações, o resumo e as palavras-chave, traduzidos para o inglês, após a lista de referências, no fim do artigo, conforme o template.
RESUMO (ABSTRACT)
O resumo será revisado para verificar a aderência da contribuição ao congresso, e a adequação da área que foi selecionada pelos autores. O resumo deve descrever os objetivos, contexto e relevância da pesquisa, a metodologia adotada, os resultados obtidos/esperados e as conclusões preliminares do estudo. Não deve conter fórmulas nem referências. Todos os coautores devem estar listados. Não há template específico para o resumo o envio é realizado diretamente pelo sistema e deve possuir de 300 a 400 palavras.
Data final para submissão do abstract – 19/01/2024
Data limite para comunicação do aceite do resumo (abstract) – 05/02/2024
TRABALHO COMPLETO (Draft Paper)
Após o recebimento da aprovação do abstract, os autores devem submeter o trabalho completo, que estará identificado no sistema ABCM como “draft paper”. Nesta etapa, o artigo deve apresentar claramente os objetivos e o escopo da pesquisa, com uma revisão completa da literatura para demonstrar as contribuições originais para o estado da arte, bem como toda a metodologia, resultados e discussões e conclusões.
O CONEM 2024 receberá artigos de no mínimo 6 e no máximo 10 páginas, que devem incluir título, afiliação, resumo, palavras-chave, introdução, materiais e métodos, resultados e discussão, conclusões e referências. Serão aceitos artigos de revisão de literatura com número de páginas entre 10 e 12 páginas. A versão final do artigo deverá ser submetida em formato PDF e não deverá exceder 4,0 MB. A quantidade máxima de autores por artigo é de 6 autores.
São esperados artigos que contribuam para o estado da arte na área.
O manuscrito do documento deve ser preparado em estrita observância a um dos modelos do congresso (templates) disponibilizado no formato MS Word e LaTeX. Disponíveis na aba “Submissão de Trabalhos: templates”.
O trabalho completo (identificado no sistema ABCM como draft paper) será revisado por avaliadores ad hoc selecionados dentro da área e subárea associada à contribuição. O processo de revisão será coordenado pelo Comitê Científico do CONEM 2024, disponível na aba “Sobre: comitês”, resultando em uma das três decisões possíveis: “aceito”, “aceito com correções” ou “rejeitado”.
Início da submissão da primeira versão do Artigo Completo (draft paper) – 06/02/2024
Data final para submissão do Artigo Completo (draft paper) – 26/04/2024
Data limite para comunicação do aceite do Artigo Completo (draft paper) – 17/05/2024
ARTIGO FINAL (FINAL PAPER)
Caso o artigo seja “aceito” ou “aceito com correções” os autores devem responder às solicitações e recomendações dos revisores, implementando-as conforme solicitado, ou contestando-as com justificativas plausíveis.
Os autores deverão, então, enviar o artigo final, que será novamente revisado pelo Comitê Científico. A decisão final será “aceito” ou “rejeitado”.
O trabalho final somente será “aceito” se for elaborado com estrita observância do template do congresso disponibilizado nos formatos MS Word e LaTeX. E o arquivo deverá atender ao tamanho máximo de 4,0 MB.
Observação: ao realizar o upload do arquivo final, os autores devem preencher todas as informações corretamente, pois serão estas as informações que aparecerão posteriormente nos proceedings do evento e DOI. Estas informações são de inteira responsabilidade de cada autor, não podendo ser alteradas posteriormente.
Os trabalhos serão divididos em apresentação oral ou pôster, sendo a definição do dia e horário de apresentação realizada em função do cronograma do congresso. Os autores serão informados com antecedência.
Início da submissão do Final Paper – 18/05/2024
Data final para submissão do Final Paper – 14/06/2024
Data limite para comunicação do Final Paper – 26/06/2024
Informações importantes
O trabalho de pesquisa relatado não deve ter sido publicado anteriormente em conferências ou periódicos.
Todos os coautores devem possuir cadastro no sistema da ABCM, se declararem cientes da submissão e compartilharem a responsabilidade pelo seu conteúdo.
Para o envio de trabalho científico não há obrigatoriedade de pagamento de inscrição, podendo este ser efetuado após o aceite do trabalho.
Para ser publicado nos anais, cada trabalho deverá ter ao menos uma taxa de inscrição associada e ser apresentado no congresso.
Apenas trabalhos apresentados (oral ou pôster) durante o congresso serão publicados nos anais de evento.