Spin-off | Transformando ciência em potenciais negócios (3 horas) – 20 vagas
Karol BorgesIFMA
IFMA
Bio: Formada em Administração pela UFMA. Especialista em Negócios Digitais – PUC-PR. Mestranda no ProfEPT – IFMA. Fundadora startup HRmione (startup de Educação Corporativa) e Consultora na Agência de Inovação do IFMA.
Breve Resumo: Mostrar como o conhecimento gerado dentro da universidade pode se transformar em uma solução para o mercado. Esta oficina prática ensina o caminho para identificar pesquisas com potencial comercial e os primeiros passos para criar uma empresa a partir de um projeto acadêmico.
O que você vai aprender:
• O que são spin-offs acadêmicas e como sua pesquisa pode virar uma.
• Como avaliar se o seu projeto de pesquisa resolve um problema real do mercado.
• Os primeiros passos para tirar a ideia do laboratório e construir uma solução para o mercado.
Público-alvo:
Pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e graduação.
UEMA
Bio: Formada em Administração pela UFMA. Especialista em Negócios Digitais – PUC-PR. Mestranda no ProfEPT – IFMA. Fundadora startup HRmione (startup de Educação Corporativa) e Consultora na Agência de Inovação do IFMA.
Breve Resumo: O treinamento tem como objetivo capacitar estudantes e profissionais da engenharia a utilizarem o LinkedIn de forma estratégica para ampliar oportunidades profissionais, fortalecer sua marca pessoal, desenvolver networking e aumentar sua visibilidade no mercado de trabalho.
O que você vai aprender:
• Como construir um perfil atrativo no LinkedIn;
• O que recrutadores observam em perfis de engenharia;
• Como criar um posicionamento profissional mesmo sem experiência;
• Estratégias para networking e conexões relevantes;
• Como procurar vagas de estágio e oportunidades;
• Como produzir conteúdos e fortalecer a marca profissional;
• Erros mais comuns que prejudicam a visibilidade no LinkedIn.
A proposta é uma experiência dinâmica e prática, permitindo que os participantes realizem otimizações no próprio perfil durante o treinamento.
Público-alvo:
Estudantes de engenharia, recém-formados e profissionais de engenharia.
UNESP E UTFPR
Bio: José Manoel Balthazar é Professor Titular da UNESP (aposentado), Professor Sênior da FEB/UNESP e Professor Titular Visitante da UTFPR, com destacada atuação em Engenharia Mecânica. É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) e possui ampla experiência internacional, com pós-doutorados, estágios e conferências em instituições de excelência, como Virginia Tech, MIT e University of Illinois. Atua em diversos programas de pós-graduação e integra corpos editoriais de importantes periódicos científicos internacionais. Sua pesquisa concentra-se em dinâmica não linear, caos, controle de sistemas, vibrações e teoria de máquinas não ideais, sendo referência nacional e internacional nessas áreas.
O Prof. Angelo Marcelo Tusset nasceu em 14/04/1969 em União da Vitória, Brasil. Graduou-se em Ciências pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI) em 1995, em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI) em 1996 e em Engenharia de Automação e Controle pela UNC em 2007. Obteve o título de mestre em Modelagem Matemática pela UNIJUÍ em 2004 (Brasil). Posteriormente, concluiu o doutorado em Engenharia Mecânica pela UFRGS em 2008. Realizou pós-doutorado em Engenharia Mecânica na UNESP em 2010. Atualmente, é professor associado da UTFPR desde 2010.
Breve Resumo: Neste curso, para a análise da dinâmica do sistema não linear, são considerados o histórico no tempo, diagramas de fase, diagramas de bifurcação, bacias de atração, mapas de Poincaré, expoente de Lyapunov e teste 0-1. Para controlar o sistema não linear, são apresentadas as técnicas de controle State-Dependent Riccati Equation (SDRE), Optimal Linear Feedback Control (OLFC) e o controle Time-Delay.
O que você vai aprender:
CEUMA
Bio: Engenheiro Mecânico e Químico Industrial graduado em 2011 (UEMA/UFMA), com especialização em Automação de Processos Industriais (UFPI) e Mestrado em Automação e Controle (UFMA). É Engenheiro de Segurança do Trabalho e atua firmemente como professor universitário e consultor técnico. Possui ampla experiência de mercado em projetos industriais, manutenção, montagens mecânicas e sistemas de controles industriais, unindo a bagagem prática de chão de fábrica com a precisão acadêmica.
Breve Resumo: Este minicurso apresenta os principais fundamentos da modelagem 3D utilizando um software CAD amplamente empregado na indústria. Os participantes aprenderão desde a navegação na interface e criação de esboços parametrizados até a modelagem de peças, montagem de conjuntos e elaboração de desenhos técnicos para fabricação. Com uma abordagem prática e aplicada, o curso também oferece orientações voltadas às demandas do mercado, sendo ideal para estudantes, profissionais e entusiastas que desejam desenvolver competências em projetos mecânicos e desenho assistido por computador.
O que você vai aprender:
Eletronuclear e Universidade de Bangor (Reino Unido)
Bio: Leon Matos é engenheiro de processos da Eletronuclear. Trabalha desde 2011 no projeto do circuito secundário de Angra 2 e 3, e atuou no projeto da Unidade de Armazenamento de Elementos Combustíveis Irradiados de Angra. Possui doutorado em Engenharia Mecânica pela UERJ, na área de termociências e modelagem computacional. É também colaborador do Grupo de Ensaios e Simulações em Ambientes de Reservatório (GESAR) da UERJ, onde trabalha com sistemas passivos de remoção de calor e modelagem de escoamentos por elementos finitos.
Cintia Leite Gonçalves é estudante de doutorado em Engenharia Nuclear pela Universidade de Bangor (Reino Unido). Atua como professora e pesquisadora nas áreas de materiais cerâmicos, com experiência em investigação experimental e modelagem computacional baseada na Teoria do Funcional da Densidade (DFT). Os interesses de pesquisa concentram-se no desenvolvimento e na caracterização de materiais para aplicações avançadas, integrando abordagens experimentais e simulações atomísticas para compreender as relações entre estrutura, propriedades e desempenho dos materiais.
Breve Resumo: Este minicurso apresenta uma introdução aos fundamentos da engenharia nuclear, abordando desde os princípios da fissão nuclear e o ciclo do combustível até o funcionamento das usinas nucleares de potência. Além dos conceitos básicos, serão discutidas as aplicações da energia nuclear na indústria, o panorama mundial do setor, o programa nuclear brasileiro, as usinas de Angra e as perspectivas para os Small Modular Reactors (SMRs).
O que você vai aprender:
UFRB
Bio: Prof. Dr. Leonardo Rafael Teixeira Cotrim Gomes é Engenheiro Mecânico, Doutor em Energia e Meio Ambiente e Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde também coordena o curso de Engenharia Mecânica. Atua como pesquisador nas áreas de hidrogênio verde, eficiência energética, combustíveis alternativos, desenvolvimento de produtos e sistemas mecânicos aplicados à indústria e ao setor marítimo. Possui experiência em projetos de inovação tecnológica, desenvolvimento de equipamentos industriais, engenharia automotiva, energia renovável e qualidade de fornecedores em empresas multinacionais. Atualmente participa de projetos de P&D em parceria com universidades, indústria e Petrobras, além de exercer funções de liderança no CREA-BA, contribuindo para o desenvolvimento da Engenharia Mecânica no Brasil.
Breve Resumo: O hidrogênio verde vem se consolidando como uma das principais alternativas para a descarbonização do transporte marítimo. Nesta palestra, serão apresentados os fundamentos dessa tecnologia, suas aplicações em sistemas de propulsão naval, os desafios técnicos e as oportunidades para a Engenharia Mecânica, além das perspectivas para o Brasil no desenvolvimento de soluções sustentáveis para o setor.
O que você vai aprender:
• O que é o hidrogênio verde e como ele é produzido;
• Aplicações do hidrogênio na propulsão marítima;
• Tecnologias como motores dual fuel e células a combustível;
• Desafios de armazenamento, segurança e infraestrutura;
• Oportunidades para a Engenharia Mecânica e perspectivas para o setor naval brasileiro.
Público-Alvo:
A palestra é destinada a estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de Engenharia Mecânica, Engenharia Naval, Engenharia Elétrica, Engenharia Química e demais áreas correlatas, além de interessados em energias renováveis, transição energética e inovação tecnológica. Também é indicada para profissionais da indústria naval e do setor de energia que desejam compreender as oportunidades e os desafios da aplicação do hidrogênio verde na descarbonização do transporte marítimo.
As inscrições para os minicursos do 13º Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM 2026) estarão abertas até o dia 05 de agosto de 2026.
Informações importantes:
• A inscrição neste formulário é gratuita e não haverá cobrança de qualquer taxa para participação nos minicursos desde que esteja escrito no CONEM 2026.
• Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas disponíveis, a seleção dos participantes será realizada por sorteio.
• O sorteio ocorrerá no dia 06 de agosto de 2026.
• A relação dos participantes contemplados será divulgada no site oficial do CONEM 2026.
• Cada participante poderá se inscrever em apenas um minicurso de seu interesse, observando os horários para evitar conflitos de programação.
• O preenchimento deste formulário não garante a vaga, estando a participação condicionada ao resultado do sorteio.
Agradecemos seu interesse e desejamos um excelente CONEM 2026!
Acesse a lista dos sorteados!