Bem-vindo – CREEM 2022

Bem-vindo

XXVIII Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica

Bem vindos ao XXVIII CREEM, o Congresso Nacional dos Estudantes de Engenharia Mecânica e bem vindos ao coração do Rio Grande do Sul, à cidade de Santa Maria.

Participar de um evento deste porte é uma grande oportunidade de desenvolvimento para sua carreira, seja como um engenheiro acadêmico ou da indústria, pois é um momento único de trocas de experiências acadêmicas e culturais e de aprendizado, além de ser uma oportunidade de mostrar o seu trabalho em âmbito nacional.

A tecnologia e a inovação associadas à sustentabilidade tem sido um desafio nos dias atuais, e a nossa proposta é que você, discente de graduação, possa apresentar seus trabalhos e ideias para um mundo cada vez mais inovador e sustentável.

As áreas de atuação do nosso evento foram designadas de acordo com o que é visto no curso de Engenharia Mecânica da UFSM, dentre elas:
Máquinas térmicas, Materiais, Fabricação, Projetos, Fluidos, Combustão e Emissões, entre outras.

XXVIII CREEM

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas – ABCM, a vigésima oitava edição do CREEM é organizada pelos estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

A UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria – UFSM está localizada no coração do Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Maria. Idealizada e fundada pelo professor Dr. José Mariano da Rocha Filho, em 1960.

A UFSM foi a primeira universidade federal criada no interior, fora de uma capital brasileira. Esse fato representou um marco importante no processo de interiorização do ensino universitário público no Brasil e tornou o Rio Grande do Sul o primeiro Estado da Federação a contar com duas universidades federais.

Ao iniciar suas atividades, em 1960, contava com a Faculdade de Farmácia, de Medicina, de Odontologia e o Instituto Eletrotécnico do Centro Politécnico e desde o Estatuto de 2010, a UFSM estabeleceu em sua constituição dez Unidades Universitárias: Centro de Artes e Letras, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Centro de Ciências Rurais, Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Educação, Centro de Educação Física e Desportos, Centro de Educação Superior Norte-RS, Centro de Tecnologia e Unidade Descentralizada de Educação Superior de Silveira Martins-RS.

O Curso de Engenharia Mecânica UFSM

O curso de Engenharia Mecânica da UFSM foi criado em 1964, devido a pressão dos alunos, encaminhada pelo Prof. Wilson Aita ao Prof. José Mariano da Rocha Filho, Fundador e 1º Reitor da UFSM. Havia uma consciência de interiorização do ensino superior e diante disso a criação de um curso de Engenharia Mecânica foi uma consequência natural. Santa Maria foi escolhida por ser um centro geográfico, pela necessidade de atuação no setor ferroviário, na manutenção de máquinas e locomotivas, na instalação de frigoríficos, produção de implementos agrícolas, transporte, moinhos, etc. A 1ª turma se formou em 14 de dezembro de 1968 e atualmente o curso já formou mais de 1200 profissionais que atuam nos mais diversos pontos do Brasil e alguns no exterior.