Palestrantes

XIII Escola de Primavera de Transição e Turbulência – EPTT 2022

Prof. Martin Sommerfeld

Palestra internacional 1

Possui graduação e doutorado em Engenharia Aeronáutica pela Universidade Técnica de Aachen, Alemanha (1981 e 1984). Em 1996, recebeu o prêmio DECHEMA pelas suas contribuições para medição de escoamento multifásico, modelagem e simulação numérica. As principais áreas de suas pesquisas são: sobre fundamentos de escoamentos multifásicos dispersos visando o desenvolvimento de modelos físicos para descrever fenômenos de transporte; em análises de fenômenos de transporte de escoamentos multifásicos; em experimentos detalhados utilizando instrumentos ópticos modernos; e em simulações numéricas diretas.

Profa Cintia Soares

Palestra nacional 1

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de Blumenau (1998), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Engenharia Química, atuando principalmente em fluidodinâmica computacional, métodos numéricos, simulação numérica de processos químicos e biotecnológicos com ênfase em escoamentos multifásicos e em microfluídica. Os trabalhos de pesquisa em andamento envolvem a modelagem matemática e a simulação numérica de processos químicos e biotecnológicos empregando ferramentas da fluidodinâmica computacional, especialmente os que envolvem escoamentos multifásicos, além da aplicação de microdispositivos no abatimento fotocatalítico de poluentes líquidos e gasosos.

Prof. Hans Kuipers

Palestra internacional 3

Hans Kuipers coordena o grupo de pesquisa Multiscale Modelling of Multiphase Flows. Utilizando simulações computacionais altamente avançadas, Kuipers desenvolve modelos precisos para novos reactores químicos na indústria de processos, permitindo a produção em larga escala de combustíveis sintéticos, fertilizantes, sabões, polímeros e numerosos outros produtos. Ao longo dos anos, o grupo Kuipers tem feito contribuições seminais para os fundamentos da engenharia de reações químicas. O enfoque atual está em dois tópicos:

-Reatores multifásicos. Aqui uma importante área de atenção é o desenvolvimento de modelos avançados para reatores multifásicos de relevância industrial. A investigação concentra-se na fluidodinâmica, uma vez que esta apresenta grandes dificuldades na concepção e ampliação de reatores multifásicos. O estudo da interação dos fenômenos do escoamento com as reações químicas é também realizado. Vários tipos de modelos de CFD (principalmente baseados em códigos “in house”) são utilizados para estudar os fenômenos relevantes em todas as escalas de tempo e comprimento. Isto diz respeito tanto aos modelos multi-fluidos como aos modelos que tratam a fase dispersa (partículas, bolhas ou gotículas) de forma discreta (contabilizando os possíveis encontros entre os elementos dispersos).

-Monitorização não-invasiva dos fluxos multifásicos. Isto está intimamente ligado ao primeiro tópico de investigação e trata do desenvolvimento de técnicas experimentais avançadas para medir quantidades-chave (ou seja, frações de volume local e velocidades da fase dispersa e contínua). Um exemplo é o desenvolvimento da técnica ‘Velocimetria de Imagem Digital de Partículas’ para medir de forma não-intrusiva o mapa de velocidade tanto da fase líquida como das bolhas de gás dispersas em dispersões gás-líquido (densas). Este tipo de escoamento surge numa variedade de contatores/reatores gás-líquido.

Prof. Peter Jordan

Palestra internacional 2

Peter Jordan, nascido em Cork, Irlanda, em 1974, é Diretor de Pesquisa do CNRS, no Institut Pprime, Poitiers, França. Ele é bacharel e bacharel em engenharia, em Engenharia Mecânica e Matemática, pelo Trinity College Dublin (TCD), Irlanda. Ele recebeu seu Ph.D. do TCD em 2000, e foi pós-doc no Laboratoire d’Etudes Aérodynamiques, Poitiers, França de 2001-2003. É chefe do grupo de Acústica, Aerodinâmica e Turbulência no Institut Pprime. Seus interesses de pesquisa são mecânica dos fluidos, aeroacústica, estabilidade hidrodinâmica, transição e modelagem de ordem reduzida de escoamentos turbulentos.

Prof. Natan Padoin

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) com período sanduíche na Universidade do Porto. Integrante dos grupos de pesquisa I2P – Intensificação e Inovação em Processos Químicos e Biotecnológicos (co-líder, UFSC), Desenvolvimento de Novos Materiais a Partir de Resíduos Sólidos (UFSC) e Modelagem, Simulação, Controle e Otimização de Processos (FURB). Sua linha de pesquisa se concentra na investigação fenomenológica de equipamentos e processos de interesse da Engenharia Química (envolvendo fotocatálise, eletroquímica, escoamento multifásico, transferência de calor e massa, etc.), fluidodinâmica computacional (CFD), intensificação de processos, microfluídica e desenvolvimento de materiais avançados e nanotecnologia.

Profa Roberta Fátima Neumeister

Palestra nacional 2

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2012), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). Atuou profissionalmente na área de Processos Industriais com ênfase no desenvolvimento de dispositivos de corte, conformação, montagem e soldagem. Atuou aplicando melhorias, desenvolvimento e implementação de processos produtivos, incluindo manufatura digital. Possui experiência em pesquisa numérica e experimental na área de Engenharia Mecânica com ênfase em Energia e Mecânica dos Fluidos.

Prof. Renato Machado Cotta

Palestra nacional 4

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Mechanical & Aerospace Engineering pela North Carolina State University, EUA (1985). Foi Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), MCTIC, Brasil, 2015-2017, e desde 2020 é Membro designado do Conselho Nacional de Política Energética, CNPE, Ministério de Minas e Energia. Atua na área de Transferência de Calor e Massa, principalmente nos temas métodos híbridos e transformação integral, fenômenos de transporte na micro e nano-escalas e intensificação de transferência de calor.

Prof. William Wolf

Palestra nacional 5

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2006) e doutorado em Engenharia Aeronáutica e Astronáutica pela Stanford University (2011). Trabalhou como pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Aeronáutica e Espaço nos anos de 2011 e 2012. Tem experiência nas áreas de Engenharia Aeroespacial e Mecânica com ênfase em escoamentos turbulentos, aerodinâmica não estacionária, aeroacústica, simulação numérica de alta fidelidade, modelagem de ordem reduzida e controle de escoamentos.

Prof. Paulo César Philippi

Palestra nacional 6

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973), mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1975) e doutorado em Termofísica de Fluidos pela Universidade de Provence em Marseille-França (1980). Seus interesses em pesquisa estão sobre áreas multidisciplinares que exigem o aporte da Física para a formulação e equacionamento matemático de problemas na fronteira do conhecimento, envolvendo a microhidrodinâmica, os deslocamentos imiscíveis em meios porosos e a transição de fases. Desde 1997 atua no desenvolvimento teórico de formas discretas da equação de Boltzmann, considerado como um método mesoscópico capaz de resolver problemas ao nível macroscópico utilizando informações do nível molecular.

Profa Leandra Isabel de Abreu

Palestra nacional 7

Possui graduação em Engenharia Aeroespacial pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015) com período sanduíche em Engenharia Aeronáutica pelo Institut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace na França com bolsa CAPES (2014); doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2019). Suas pesquisam se concentram em modelagem e cálculo numérico de estruturas coerentes em escoamentos turbulentos de parede, espalhamento acústico causado por bordos de fuga e materiais de aplicação aeronáutica.

Prof. Clóvis Maliska

Palestra nacional 8

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Waterloo, no Canadá (1981). Atua na área de desenvolvimento e aplicações de métodos numéricos para Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos, com foco principal no método dos volumes finitos baseado em elementos (EbFVM) para malhas não-estruturados, volumes finitos para coordenadas generalizadas, esquemas numéricos para escoamentos em meios porosos com aplicações em simulação de reservatórios de petróleo. Tem experiência na simulação de escoamentos multifásicos, escoamentos de metais líquidos, escoamentos compressíveis, algoritmos para minimização da difusão numérica e dos efeitos de orientação de malha. Nos últimos anos tem se dedicado especialmente ao tratamento do acoplamento, escoamento e geomecânica em reservatórios de petróleo usando volumes finitos.

Prof. Milton Mori - Mediador

Mesa Redonda

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1972), mestrado em Engenharia Nuclear pela University of Michigan, EUA (1979) e doutorado em Engenharia Nuclear pela North Carolina State University, EUA (1983). Foi Presidente do Conselho Superior da Associação Brasileira de Engenharia Química, 2007-2009, e Editor Chefe da revista “Brazilian Journal Of Chemical Engineering ” (1994-2007). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Químicos, atuando principalmente em modelagem, simulação e fluidodinâmica computacional.

Karolline Ropelato

Mesa-redonda

Possui graduação em Engenharia Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Gerente Técnica na ESSS. Tem experiência na área de Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: fluidodinâmica computacional, escoamento multifásico e processos de separação aplicados à indústria de petróleo.

Prof. Luis Carlos de Castro Santos

Mesa-redonda

É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (1986), mestre em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1988) e doutor em Aerospace Engineering pelo Georgia Institute Of Technology (1993). Fez pós-doutorado no Institüt für Aerodynamik und Strömungstechnik do DLR na Alemanha (1994-1995). Atualmente é professor doutor do Departamento de Matemática Aplicada da Universidade de São Paulo e supervisor de engenharia da área de CFD e Simulação de Sistemas da EMBRAER. Tem experiência profissional nas áreas de Mecânica dos Fluidos Computacional, Simulação de Sistemas Dinâmicos, Análise Numérica e Otimização.

Fabio Zabot Holthausen

Mesa-redonda

Possui graduação em Direito (1997), Especialização em Liderança e Gestão de Instituições de Ensino Superior e Mestrado em Direito Constitucional (2003) pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), e ainda MBA em Gestão Empresarial pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atualmente é presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). É vice-presidente do Conselho Superior da FAPESC. Presidente do Conselho de Administração do Sapiens Parque S.A. Conselheiro e Diretor Regional Sul do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Presidente do Conselho de Condôminos do PARQTEC ALFA. Integrante do Colegiado Pleno de Gestão do Governo do Estado de Santa Catarina. Foi Conselheiro Suplente no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), órgão consultivo de assessoramento superior do Presidente da República para a formulação e implementação da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo.