Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek e projetada pelo urbanista Lúcio Costa, o arquiteto Oscar Niemeyer e o engenheiro Joaquim Cardozo.
Apesar de ser uma cidade relativamente recente, a ideia da construção da capital veio desde a época do Brasil Colônia, objetivando a criação da capital na região central com o objetivo de evitar ataques pelo mar. O nome de Brasília veio em 1823 por parte do diplomata José Bonifácio de Andrada e Silva, que viria a ser conhecido posteriormente como “Patriarca da Independência”.
Consagrada com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1987 devido a sua importância arquitetônica, Brasília chama atenção pela sua organização e planejamento urbanístico único, com o plano piloto, região central de Brasília, inspirada por Lúcio Costa como o “sinal da cruz”, mas conhecido comumente com o formato famoso do corpo de avião. O conceito do urbanista definiu as asas arqueadas para acompanhar o relevo da região e interligadas por um eixo rodoviário sendo compostas pelos núcleos habitacionais e denominadas Asa Norte e Asa Sul, e o corpo onde apresenta os prédios públicos e do governo com a rodoviária da cidade ao centro.
Dentre os diversos monumentos e localidades da capital que se tornaram a identidade de Brasília para o mundo atualmente, apresentam-se:
Palácio do Congresso Nacional
Um dos pilares da arquitetura monumental de Niemeyer, com a representação da cúpula menor, voltada para baixo, abrigando e representando o plenário do Senado Federal, e a cúpula maior, voltada para cima, abrigando o plenário da Câmara dos Deputados com as torres ao meio, com 28 andares, destinadas aos respectivos órgãos públicos.
Catedral Metropolitana
Outra obra de Niemeyer, possível graças a expertise de Joaquim Cardozo para o cálculo estrutural, a Catedral inaugurou um pouco após a inauguração de Brasília, em 1970, com pilares 16 colunas de concreto baseadas em um formato hiperboloide. Possui 4 esculturas de bronze no exterior chamado de Os Evangelistas. Um campanário de 20 metros de altura sustenta 4 grandes sinos.
Esplanada dos Ministérios
Localizada no eixo monumental, a Esplanada dos Ministérios abriga os 17 prédios uniformes que abrigam os ministérios do governo. Com o Congresso Nacional ao fundo, a configuração dos prédios lembra a estrutura política do país.
Memorial JK
Museu em homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, o memorial JK está presente no canteiro central do eixo monumental, na região da praça do cruzeiro, apresentando a história e o túmulo do 21° presidente do Brasil.
Torre de TV
Segunda estrutura mais alta do Brasil, com 230 metros de altura, a torre de TV foi um projeto de Lucio Costa e foi inaugurada em 1967 para receber antenas de emissoras de rádio e televisão na época. A estrutura apresenta um mirante a 75 metros do chão, com uma vista panorâmica das Asas Sul e Norte.
Ponte JK
Conhecida também como terceira ponte na cidade, a ponte JK foi inaugurada em 15 de Dezembro de 2002, apresentando um comprimento total de 1,2 quilômetros formado por quatro apoios submersos formando 3 arcos assimétricos em planos distintos. A ponte foi realizada para a ligação direta ao bairro Lago Sul, passando pelo Lago Paranoá.
Esperamos todos vocês em 2023 para conhecerem pessoalmente esses e todos os demais monumentos da cidade.
Referências
História – GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (www.df.gov.br)
Arquitetura — Visite O Congresso (congressonacional.leg.br)
História – Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida – Brasília, DF
Torre de TV – Secretaria de Turismo
Fontes das imagens
Brasília em imagem de ontem, 31/05/2018, do satélite brasi… | Flickr
O “Plano Piloto” de Brasília, de Lúcio Costa (brazilia.jor.br)
Na pauta do Congresso Nacional, o tema do Federalismo na Educação | VEJA (abril.com.br)
Catedral1 Rodrigo Marfan – Brasília – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
Catedral de Brasília: Anjos e Vitrais | WESTWING
Esplanada dos Ministérios – GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (www.df.gov.br)
Aniversário da Torre de TV será marcado por programação especial (metropoles.com)