Palestras

12º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação

Redução da etapa de try-out na fabricação de ferramentas para estampagem na indústria automobilística.

Palestrante: Flavio Pessutte de Castro

Atualmente Flavio Pessutte de Castro é Gerente Executivo de Ferramentaria da Volkswagen Brasil. Ingressou na ferramentaria da Volkswagen-Anchieta no ano 2000, na área de programação de usinagem CNC com sistemas CAD/CAM. De 2009 a 2014 atuou na Volkswagen de Puebla, México, para fundar uma nova Ferramentaria na planta do México. De 2014 a 2019 foi o responsável pela Construção de Ferramentas na Volkswagen do Brasil. Atua na área de usinagem desde 1989, com experiencia nas indústrias Brasinca, Vigorelli e na Karman Ghia. É formado em Tecnologia de Processos de Produção e recém nomeado pesquisador do CNPQ. Atua em projetos de pesquisa em parceria com as universidades UFSC e UFABC, promovendo a integração universidade-indústria.

Inovação e o Parque Científico e Tecnológico da UnB

Palestrante: Carlos Alberto Gurgel Veras

Sobre a palestra: A palestra aborda critérios de sucesso de um desenvolvimento tecnológico, modelos de inovação (Science Park & Technology Park), estrutura organizacional do Parque Científico e Tecnológico, plataforma tecnológicas implementadas no PCTec, conceito de Innovation Readiness Level (IRL), modalidades de iteração entre o setor empresarial e universidade e contextos de inovação no âmbito da Universidade de Brasília.

Biografia palestrante: Engenheiro mecânico da área de sistemas térmicos, com mestrado em propulsão aeroespacial. Concluiu doutorado sanduíche em 1997, pela Escola Politécnica da USP, desenvolvendo a pesquisa por trinta meses no Technical Research Centre of Finland (VTT/Energy). Em 1998 concluiu um programa de pós-doutoramento no Laboratório de Combustão e Propulsão do INPE e, em 2006, concluiu um segundo pós-doutoramento no College of Forest Resources da Universidade de Washington em Seattle (EUA). Trabalhou por seis anos na indústria, principalmente como gerente de manutenção industrial e de projetos. É professor (associado) do departamento de engenharia mecânica da UnB desde 1998. Foi coordenador do programa de Iniciação Científica (PIBIC) e Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da UnB. De 2012 a 2019 foi diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira onde criou e/ou implementou diversos programas, tais como: SERPENS (Sistema Espacial para Realização de Pesquisa e Desenvolvimento com Nanossatélites); NASA-GLOBE; NASA-I2; MASTA (RCSSTEAP-UNOOSA), Plataforma E2T (Espaço Educação e Tecnologia da AEB); CVT-Espacial (primeiro Centro Vocacional Tecnológico da área espacial do Brasil). Implantou na AEB a métrica de maturidade tecnológica da NASA e o modelo TRANSCOTS para avaliar esforço de desenvolvimento de motor foguete, veículos lançadores e operação de centros de lançamento. Atualmente, realiza pesquisa básica e aplicada nas seguintes áreas: gaseificação de biomassa, combustão, propulsão de foguetes e mísseis, incêndios florestais, métodos numéricos, sistemas energéticos, entre outras. É um dos pioneiros no desenvolvimento sistemático da tecnologia de motor foguete a propelentes híbridos no hemisfério sul.

Visit Us On InstagramVisit Us On Linkedin