Palestras

12º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação

Mesa redonda: Evolução do Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação: desafios, mudanças e perspectivas pós pandemia

Membros da mesa:
Prof. Paulo Cesar Okimoto (UFPR) – Presidente do 1° COBEF
Prof. Alexandre Mendes Abrão (UFMG) – Presidente do 5° COBEF
Prof. Adriano Fagali de Souza (UFSC) – Presidente do 9° COBEF
Prof. Carlos Eiji Hirata Ventura (UFSCar) – Presidente do 10° COBEF
Profa. Déborah de Oliveira (UnB) – Presidente do 12° COBEF

 

REDUÇÃO DA ETAPA DE TRY-OUT NA FABRICAÇÃO DE FERRAMENTAS PARA ESTAMPAGEM NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Palestrante: Flavio Pessutte de Castro

Atualmente Flavio Pessutte de Castro é Gerente Executivo de Ferramentaria da Volkswagen Brasil. Ingressou na ferramentaria da Volkswagen-Anchieta no ano 2000, na área de programação de usinagem CNC com sistemas CAD/CAM. De 2009 a 2014 atuou na Volkswagen de Puebla, México, para fundar uma nova Ferramentaria na planta do México. De 2014 a 2019 foi o responsável pela Construção de Ferramentas na Volkswagen do Brasil. Atua na área de usinagem desde 1989, com experiencia nas indústrias Brasinca, Vigorelli e na Karman Ghia. É formado em Tecnologia de Processos de Produção e recém nomeado pesquisador do CNPQ. Atua em projetos de pesquisa em parceria com as universidades UFSC e UFABC, promovendo a integração universidade-indústria.

INOVAÇÃO E O PARQUE CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DA UNB

Palestrante: Carlos Alberto Gurgel Veras

Sobre a palestra: A palestra aborda critérios de sucesso de um desenvolvimento tecnológico, modelos de inovação (Science Park & Technology Park), estrutura organizacional do Parque Científico e Tecnológico, plataforma tecnológicas implementadas no PCTec, conceito de Innovation Readiness Level (IRL), modalidades de iteração entre o setor empresarial e universidade e contextos de inovação no âmbito da Universidade de Brasília.

Biografia palestrante: Engenheiro mecânico da área de sistemas térmicos, com mestrado em propulsão aeroespacial. Concluiu doutorado sanduíche em 1997, pela Escola Politécnica da USP, desenvolvendo a pesquisa por trinta meses no Technical Research Centre of Finland (VTT/Energy). Em 1998 concluiu um programa de pós-doutoramento no Laboratório de Combustão e Propulsão do INPE e, em 2006, concluiu um segundo pós-doutoramento no College of Forest Resources da Universidade de Washington em Seattle (EUA). Trabalhou por seis anos na indústria, principalmente como gerente de manutenção industrial e de projetos. É professor (associado) do departamento de engenharia mecânica da UnB desde 1998. Foi coordenador do programa de Iniciação Científica (PIBIC) e Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da UnB. De 2012 a 2019 foi diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira onde criou e/ou implementou diversos programas, tais como: SERPENS (Sistema Espacial para Realização de Pesquisa e Desenvolvimento com Nanossatélites); NASA-GLOBE; NASA-I2; MASTA (RCSSTEAP-UNOOSA), Plataforma E2T (Espaço Educação e Tecnologia da AEB); CVT-Espacial (primeiro Centro Vocacional Tecnológico da área espacial do Brasil). Implantou na AEB a métrica de maturidade tecnológica da NASA e o modelo TRANSCOTS para avaliar esforço de desenvolvimento de motor foguete, veículos lançadores e operação de centros de lançamento. Atualmente, realiza pesquisa básica e aplicada nas seguintes áreas: gaseificação de biomassa, combustão, propulsão de foguetes e mísseis, incêndios florestais, métodos numéricos, sistemas energéticos, entre outras. É um dos pioneiros no desenvolvimento sistemático da tecnologia de motor foguete a propelentes híbridos no hemisfério sul.

Palestra Anton Paar | Técnicas avançadas para avaliação de propriedades mecânicas de materiais e suas aplicações

Palestrante: Gustavo Bispo

Sobre a palestra: A avaliação de diferentes propriedades mecânicas de superfície de um material é importante para inúmeras indústrias, em diferentes etapas de fabricação, até o produto final. Com materiais cada vez mais sofisticados e processos cada vez mais complexos, torna-se necessário também aprimorar a forma de avaliação e caracterização de suas propriedades. Com esse foco, a palestra apresentará três técnicas para avaliação de algumas propriedades: indentação instrumentada (ensaios de dureza), testes de resistência a riscos (scratch testers) e tribologia, explicando a teorica básica de cada uma e aplicações em diferentes áreas, como manufatura aditiva, metalurgia e polímeros.

Biografia palestrante: Gustavo Bispo é engenheiro químico, com especialização em análise de dados, estatística e programação. Atua como vendedor técnico consultivo na linha de equipamentos para medição de propriedade mecânicas de superfície, na Anton Paar Brasil.

CPMH

Palestrante: Rander Pereira Avelar

Breve currículo: Rander Pereira Avelar, Cirurgião-Dentista (Universidade Federal de Goiás), Mestre em Ciências da Saúde (Universidade de Brasília), Doutor em Odontologia Restauradora (Unesp/São José dos Campos-SP), Prof. UFG (1995), Prof. ODT/FS/UnB (1996/2014). Atualmente responsável Técnico da empresa CPMH (fabricante de dispositivos implantáveis personalizados).

 

Aplicações de HPC na Engenharia

Palestrante: Antonio Nabholz – Account Manager da Versatus HPC

Sumário: Na palestra a Versatus HPC, Dell Technologies e Intel irão discorrer sobre as diversas aplicações da computação de alto desempenho para agilizar pesquisas e desenvolvimentos na área de engenharia. Falarão também sobre as soluções tecnológicas e serviços disponíveis e tendências para a área.

Visit Us On InstagramVisit Us On Linkedin