O objetivo destas instruções é fornecer diretrizes para a submissão de abstract, trabalho completo (draft paper) e final paper para publicação nos anais do congresso.
Para a submissão, o autor e os coautores, devem estar cadastrados no sistema de gestão (sistema.abcm.org.br/users/login). A submissão requer o preenchimento do formulário que se encontra na opção “Submissões” da área AUTOR.
Também deverá ser selecionado, no sistema de gestão, a área que melhor se adequa ao seu trabalho de pesquisa, as áreas são listadas na aba “Sobre: Áreas Temáticas ”.
Os abstracts e artigos devem ser submetidos através do sistema de gerenciamento de conferências ABCM. Não serão aceitos trabalhos enviados por outros canais.
A língua oficial do congresso é o português. Contudo, serão aceitos manuscritos em inglês; mas, se o trabalho não for escrito em inglês, o autor deverá incluir o título, os nomes dos autores e afiliações, o resumo e as palavras-chave, traduzidos para o inglês, após a lista de referências, no fim do artigo, conforme o template.
ABSTRACT
O abstract será revisado para verificar a aderência da contribuição ao congresso, e a adequação da área que foi selecionada pelos autores. O abstract deve descrever os objetivos, contexto e relevância da pesquisa, a metodologia adotada, os resultados obtidos/esperados e as conclusões preliminares do estudo. Não deve conter fórmulas nem referências. Todos os coautores devem estar listados, incluindo suas instituições e endereços de e-mail (de preferência institucional). Não há template específico para o abstract, mas deve possuir de 300 a 400 palavras.
Data final para submissão do abstract – 15/07/2022
TRABALHO COMPLETO (Draft Paper)
Após o recebimento da aprovação do abstract, os autores devem submeter o trabalho completo, que estará identificado no sistema ABCM como “draft paper”. Nesta etapa, o artigo deve apresentar claramente os objetivos e o escopo da pesquisa, com uma revisão completa da literatura para demonstrar as contribuições originais para o estado da arte, bem como toda a metodologia, resultados e discussões e conclusões.
Complementando, o COBEF 2023 receberá artigos de no mínimo 6 e no máximo 10 páginas, que devem incluir título, afiliação, resumo, palavras-chave, introdução, materiais e métodos, resultados e discussão, conclusões e referências. Serão aceitos artigos de revisão de literatura com número de páginas entre 10 e 12 páginas. A versão final do artigo deverá ser submetida em formato PDF e não deverá exceder 2,0 MB. A quantidade máxima de autores por artigo é de 6 autores.
São esperados artigos que contribuam para o estado da arte na área.
O manuscrito do documento deve ser preparado em estrita observância a um dos modelos do congresso (templates) disponibilizado no formato MS Word. Disponíveis na aba “Submissão de Trabalhos: templates”.
O trabalho completo (identificado no sistema ABCM como draft paper) será revisado por avaliadores ad hoc selecionados dentro da área e subárea associada à contribuição. O processo de revisão será coordenado pelao Comitê Científico do COBEF 2023, disponível na aba “Sobre: comitês”, resultando em uma das três decisões possíveis: “aceito”, “aceito com correções” ou “rejeitado”.
Data final para submissão do Trabalho Completo (draft paper) 15/11/2022
FINAL PAPER
Caso o artigo seja “aceito” ou “aceito com correções” os autores devem responder às solicitações e recomendações dos revisores, implementando-as conforme solicitado, ou contestando-as com justificativas plausíveis.
Os autores deverão, então, enviar o artigo final, que será novamente revisado pelo Comitê Científico. A decisão final será “aceito” ou “rejeitado”.
O trabalho final somente será “aceito” se for elaborado com estrita observância do template do congresso disponibilizado nos formatos MS Word. E o arquivo deverá atender ao tamanho máximo de 2,0 MB.
Observação: ao realizar o upload do arquivo final, os autores devem preencher todas as informações corretamente, pois serão estas as informações que aparecerão posteriormente nos proceedings do evento e DOI. Estas informações são de inteira responsabilidade de cada autor, não podendo ser alteradas posteriormente.
Os trabalhos serão divididos em apresentação oral ou poster, sendo a definição do dia e horário de apresentação realizada em função do cronograma do congresso. Os autores serão informados com antecedência.
Os melhores trabalhos de cada área temática, escolhidos por comissão ad hoc, serão premiados com certificado oficial do evento.
Data final para submissão do Final Paper – 15/03/2023
Informações importantes
O trabalho de pesquisa relatado não deve ter sido publicado anteriormente em conferências ou periódicos.
Todos os coautores devem possuir cadastro no sistema da ABCM, se declararem cientes da submissão e compartilharem a responsabilidade pelo seu conteúdo.
Para o envio de trabalho científico não há obrigatoriedade de pagamento de inscrição, podendo este ser efetuado após o aceite do trabalho.
Para ser publicado nos anais, cada trabalho deverá ter ao menos uma taxa de inscrição associada e ser apresentado no congresso.
Apenas trabalhos apresentados (oral ou pôster) durante o congresso serão publicados nos anais de evento.