UnB – Universidade de Brasília

12º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação

A Universidade de Brasília foi inaugurada em 21 de Abril de 1962, 2 anos após a inauguração de Brasília, apresentando na época 14 núcleos de formação, sendo eles: Matemática, Física, Química, Geociências, Biologia, Ciências Humanas, Letras, Artes, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Educação, Direito/Economia/Administração/Diplomacia, Ciências Agrárias e Ciências Médicas. O principal objetivo da implementação da universidade da época era desenvolver Brasília como um centro cultural do Brasil e favorecer o assessoramento dos poderes públicos centrados na cidade.

Atualmente, a UnB possui 4 Campi no DF, sendo o Campus Darcy Ribeiro o primeiro localizado no Plano Piloto, e ainda o Campus de Ceilândia, Gama e Planaltina, cidades satélites de Brasília. A estrutura atual conta com mais de 600 mil m2 de área edificada em campi que superam os 4,5 milhões de m2 com 12 institutos, 14 faculdades, 53 departamentos e 16 centros, totalizando, de acordo com o anuário do ano-base de 2020 da UnB, mais de 49 mil alunos registrados em 130 cursos de graduação ativos, 134 cursos de Mestrado e 87 cursos de Doutorado.

Resultado do sonho e do trabalho de educadores como Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, a UnB é, desde 1962, ano de sua criação, uma das principais referências acadêmicas nacionais. A diversidade cultural presente em seus quatro campi é uma de suas características marcantes. A pluralidade, aliada à busca permanente por soluções inovadoras, move a produção científica e o cotidiano da instituição.

Campus Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília

Fonte: Campus Darcy Ribeiro (31398447555) – Campus UnB Darcy Ribeiro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Referências:
PDE_UnB_Plano_Orientador_UnB_1962.pdf
Capítulo 2 Dados gerais | ANUÁRIO ESTATÍSTICO 2021 ano-base 2020 (anuario2021.netlify.app)

Visit Us On InstagramVisit Us On Linkedin